Quando minha filha era pequena me senti inspirada a escrever sobre fraldas de pano nesse post aqui. Lá eu conto como começamos nossa jornada e alguns detalhes sobre como usar as fraldas, quais os tipos, um post um pouco mais técnico, por assim dizer.
Esse aqui quero contar a minha jornada de quase 2 anos e meio com as fraldas de pano, prós e contras. Por favor, me mande todas as dúvidas que você tiver mas por favor, não julgue as fraldas antes de conhecê-las.
Vamos lá: meu nome é Aline eu tenho dois filhos: a Amanda com 2 anos e meio que usa fralda de pano desde que chegou em casa da maternidade com 5 dias de vida e o Daniel com 4 meses que usa fralda de pano há um mês e meio desde que chegou em casa da UTI neonatal onde ficou por três mêses. Moro na Austrália com meu marido e dois filhos sem família para ajudar (bem, de sangue porque amigos temos muito bons) e sem empregada. Temos uma faxineira a cada 15 dias que foi presente dos meus sogros e só. E sim, damos conta das fraldas e como? Porque elas não dão trabalho.
Faço uma máquina de fraldas a cada dois dias. O balde de fraldas sujas está na lavanderia sem tampa. Coloco a fralda suja lá e a cada dois dias taco tudo na máquina de lavar. Como chove muito no inverno australiano tenho feito ciclo de lava e seca. No verão penduro no varal e em duas horas esta tudo seco pronto para meus filhos usarem.
Tem tanta coisa que eu amo das fraldas de pano que nem sei por onde começar. Primeiro: são sustentáveis. Mas Aline, não gasta água e sabão para lavar? Gasta sim, mas muitos estudos mostram que o que se usa de água para produzir e dispor da fralda descartável é muito mais, como esse gráfico ai embaixo retiradas desse site.
E quando se fala em dinheiro. A fralda descartável custa em média R$5 reais cada uma e a de pano R$35-40. Pode parecer mais caro mas quando se coloca no papel que a fralda de pano se usa por 1-3 anos como fica essa conta? Olha aqui embaixo:
Impressionante não? Esse outro compara bem a questão econômica.
Adoro essas comparações porque em relação a quantidade de fraldas é isso ai. Amanda tem 45 fraldas (porque eu surtei e comprei várias que achei lindas, um grande risco que se corre). Várias delas comprei de segunda mão. Ela ainda usa as fraldas, as mesmas há 2 anos. Daniel esta usando a de recém nascidos e logo mais muda para as que eram da Amanda. Então, na ponta do papel se economiza com um filho. Com dois então…. E ainda dá para recuperar uma parte do dinheiro investido: vende depois que parar de usar. Vendi um lote que paguei $150 pelos mesmos $150 um ano depois. Tenho certeza que assim que as crianças desfraldarem vou conseguir vender as fraldas.
Como é minha rotina? Começando pelo Daniel que tem 4 meses e faz aquele cocô que é águado. Troco a fralda dele, levo na lanvanderia e deixo no balde com as fraldas da Amanda. Não deixo de molho e não tiro o excesso porque não precisa.
Com a Amanda é um pouco diferente. Como ela faz uns cocôs mais sólidos (que mudam quando eles começam a comer comida) eu uso o liner, uma espécie de proteção para fraldas que são feitos de bambu e bio degradáveis. Quando a Amanda faz só xixi, o liner vai no lixo ou na privada e a fralda no balde. Quando ela faz cocô, eu jogo o excesso de cocô e o liner na privada e a fralda (quase sem nada) no balde com as outras fraldas.
Quando o balde esta cheio taco todas na máquina de lavar, coloco sabão omo sensível em um ciclo de duplo enxague e é isso. Se tiver sol e um tempo legal penduro no varal, senão coloco para secar. Acabou o ciclo tem a tarefa de dobrar as fraldas. Eu adoro, faço isso com meus filhos, e se não dá tempo, monto elas rapidinho na hora de trocar. Demoro exatos 5 segudos para montar uma fralda, dependendo de quantas tem 20 – 30 minutos. É esse o trabalho que tenho. Ah, e guardá-las na gaveta das crianças que demora 2 segundos.
Juro que é isso. As fotos mostram um pouco da minha rotina com as fraldas. Amanda usa descartável para dormir há seis meses porque ela bebe muito leite e faz muito xixi e ela dorme 10-12 horas sem trocas a noite. Então ou era comprar mais fralda noturna de pano ou usar descartável. Não amo, mas uso. Daniel só usa fralda de pano.
- Fraldas sujas na lavanderia: só coloco a fralda no balde
- Liner na fralda: ele fica assim entre a fralda e a pele. Quando ela faz cocô eu viro o liner na privada e a fralda vai para o balde com as outras
- Daniel de fralda de pano: esse bumbum fofo é uma coisa
- Fraldas sujas na lavanderia: com fralda dos dois
- Balde de fraldas na lavanderia: assim que eles ficam em casa
- Fraldas na máquina de lavar: só jogar lá e lavar
- gaveta de fraldas do Daniel
- Fraldas da Amanda
Tenho uma amiga que me solta um dia “imagina lavar ainda fralda. Somos em quatro em casa (na época só tinha minha filha) já tenho roupa demais para lavar”. Meses depois essa amiga resolveu tentar e adivinha se não amou? Comentários como esse eu ouço o tempo todo.
Quando comentei com minha irmã a primeira coisa que ela disse foi: “para que, ai credo. Tecnologia esta ai para nos ajudar e você usando fralda de pano”.
E tem esse aqui “ah, mas para quem tem empregada é fácil lavar as fraldas”. Pois bem, eu não tenho empregada e nem família perto para ajudar. Moro com meu marido e dois filhos na Austrália, como já disse.
Comentários como esses são feitos por quem nunca tentou usar as fraldas. Quem reamente acha que eu tenho tempo de ficar na lavanderia cuidando das fraldas ou que não tenho mais nada para fazer? Minha rotina é uma loucura e mesmo assim dou conta. Trabalho, estudo, cuido da casa, da família, do cachorro. Como? Acho que são realmente prioridades. Eu quero que dê certo então vai dar, eu faço acontecer.
Algumas dúvidas: não vaza? Minha experiência é que se vazar pode ser por esses motivos: você colocou errado e deixou folgado. Demorou muito para trocar. A absorção não esta das melhores e precisa de um ciclo de lavagem para melhorar. Fora isso, não vaza não.
Deasvantagens? Ao colocar as fraldas na máquina ou ao desmontar tem que tocar o xixi e as vezes o coco. Resolvi isso comprando uma luva de limpeza. Eu acho que essa é a única desvantagem.
Gostaria de mostrar para todo mundo as fraldas em ação. E falar mais e mais sobre elas pois não é um bicho de sete cabeças é fácil, mais barato que descartável, elas são lindas e meus filhos estão no mundo sem deixar um rastro de fraldas para o ambiente. Pelo contrário. As fraldas podem ser repassadas e vão enfeitar mais ainda o visual de outra criança.
Por favor, tendo dúvidas sobre fralda de pano, pode me mandar.
Olá, adorei seu blog.
Gostaria de saber se vc teve alguma vez problema com cheiro forte de amônia nas fraldas principalmente as noturnas?
O que vc faz para tirar o encardido das fraldas ?
Abraços
CurtirCurtir
Oi Fabiola, tudo bem? OBrigada por acompanhar o blog. Então, as minhas fraldas não ficam com cheiro de amônia. Será que não é como você esta lavando? Como vc lava? PAssa que sabão e em que ciclo? E como guarda as fraldas sujas?
Uma coisa que sempre ajuda é secar ao sol.
CurtirCurtir