Austrália: Levando uma vida mais sustentável com fraldas de pano

Em todos os anos que eu estudo e trabalho com meio ambiente, o problema dos resíduos é algo que sempre chamou muito minha atenção. Não é a toa que me especializei na Política Nacional de Resíduos Sólidos e trabalhei com treinamentos no Brasil. Também não é a toa que a primeira coisa que chamou minha atenção aqui foi a reciclagem não estar implementada. Veja meu post sobre Reciclagem na Austrália.

Quando estudei ciclo de vida dos produtos na pós na USP, fiquei impressionada com os estudos que calculavam o ciclo de vida de produtos. Uma das matérias mais complexas e difíceis do MBA. Analisa os recursos naturais usados na produção daquele objeto bem como os resíduos que sobram no final. Um dos materiais que mais chamou minha atenção foram a fralda descartável e o absorvente feminino, por causa do polímero que vai dentro deles. Tanto que procurei formas alternativas para absorvente feminino e conheci os de pano e o copinho menstrual (aguarde próximo post).

Primeira vez que conheci fraldas de pano foi em um curso sobre ‘sustentabilidade em casa’. Achei muito estranho e nunca tinha pensado no assunto. Pensei “aff, imagina o trabalhão que dá” e segui a vida. Aí uma criança no meu trabalho usava fralda descartável e foi a primeira vez que vi como uma fralda de pano moderna funciona. Conversei com a mãe do bebê e me apaixonei. Desde esse dia, tinha certeza que queria usar fralda de pano com meu bebê quando tivesse um. Mas ainda tinha que convencer meu marido.

Um belo dia, estavámos juntos fazendo trabalho voluntário em uma feira de ciências aqui em Perth e uma mãe veio conversar conosco. Notei que seu bebê estava usando fralda de pano. Como toda pessoa que conheço que usa, ela, apaixonada pelo tema, nos explicou, mostrou como funcionava, foi incrível. Quando estavámos indo embora, meu marido disse: “Poxa, eu achei que quando você falava em fralda de pano eram aquelas com alfinete, não essas modernas. Assim eu topo usar sim”. YAY!!!! Imagina a minha felicidade.

Engravidamos e claro que o assunto fralda veio à tona. Não tinha dúvidas que iríamos usar de pano, mas e se não nos adaptassemos? Porque uma coisa é certa: existe um mundo de pessoas para incentivar, mas o dobro do mundo para desmotivar. Gente que tentou uma vez, gente que nunca nem tentou, que são resistentes a mudança. “Meu Deus, que difícil. Imagina lavar” “que trabalheira”, “não dá tempo”, etc e etc. Nunca entendi como você pode ser tão contra algo que nunca usou.

Embalada pelas mil dúvidas, pesquisei e pesquisei. Até que descobri um negócio chamado “nappy library”, um negócio que aluga fraldas de pano por um período para as pessoas tentarem se adaptar. Parece estranho no começo, mas o processo de lavar a primeira vez é tão completo que nem dá dúvida se é limpo ou não. E fora que receberíamos várias marcas e modelos diferentes para ver qual (e se) gostaríamos e quais não.

Nesa onda, decidimos australianizar e não fazer chá de fraldas antes da nossa filha nascer, mas depois. Muito comum fazer assim aqui, e eu acho a ideia incrível, pois só sabemos mesmo o que ainda precisamos e o tamanho do bebê após o nascimento. E como eu sou uma pessoa que não gosta de desperdício e exageros, achei o máximo.

Entrei em contato com a pessoa que cuida das fraldas para alugar e fechamos por 10 semanas. Ela sabia mais ou menos a data que nossa filha iria nascer (pois como foi parto normal, tinha uma estimativa somente), e assim que ela nasceu mandei uma mensagem. Dois dias depois e as fraldas estavam em casa. Estava muito ansiosa para usar.

Muito há de se dizer sobre fraldas de pano. Existem muitas marcas e modelos diferentes.

Modelos:

Temos as “all in one (AIO)” (ou “tudo em um” em inglês) que tem os recheios e capas costuradas juntas. Tem a “all in two” (“tudo em dois”) na qual a capa e o recheio são separados em dois. Temos as “envelopes”, que se tem a capa e coloca o recheio dentro de uma abertura. Outra que é parecida com as antigas de alfinete: um pano grande que se dobra, chamada “pré dobráveis”. Tem ainda fraldas diurnas, fraldas noturnas. Todos os modelos podem ter botão ou velcro.

  • All in one: Recheio e capas costuradas juntas. É muito prática, é abrir e colocar no bebê. É a minha favorita e muito semelhante a estrutura de uma fralda descartável. Só pegar e usar. Porém é a mais cara.
All in one aberta
All in one aberta
All in one
Fechada
  • All in two: Capa e recheio são separados em dois e muitas vezes tem uma outra camada de absorção que pode ser adicionada. Ela é ótima para noite e muito prática.
All in two aberta e fechada
All in two aberta e fechada
  • Fraldas envelopes: Capa e recheio separados, o recheio vai dentro de uma abertura na fralda como um envelope. O modelo que mais temos. É bem mais em conta e ótima para o dia-a-dia.
Fralda envelope. Tem um buraco em cima para colocar os recheios. Algumas só se coloca dentro, outras (como essa) um dentro e um abotoa fora.
Fralda envelope. Tem um buraco em cima para colocar os recheios. Algumas só se coloca dentro, outras (como essa) um dentro e um abotoa fora.
  • Pré Dobraveis: um tecido grande o qual é dobrado em um triângulo e a usa-use um conector para fechar. Não temos nenhuma dessas.

Marcas:

Esse é um ponto muito pessoal. Só experimentando para saber qual você gosta mais. Nesse sentido, alugar as fraldas ajudou muito para nós, pois testamos várias e escolhemos as favoritas.

A campeã das perguntas: dá trabalho? A resposta é não. Quando você usa sua fralda descartável tem que ter um lixinho no quarto do bebê. Quando o lixo esta lotado, você leva para fora para o lixeiro passar e recolher, certo? Com fralda de pano, ao invés de um lixinho no quarto, você tem uma lata ou balde similar, só que quando enche, ao invés de levar para fora, você leva para lavanderia e coloca na máquina de lavar. Quando o bebê começa a comer sólidos, você joga o cocô no vase sanitário e coloca a fralda para lavar – o cocô não vai pra máquina, que é uma dúvida que muita gente tem. Eu coloco no varal para secar, mas você pode muito bem colocar para secar na secadora, e ai nem esse trabalho terá. Com a vantagem de não ter que comprar um pacote a cada vez que vai no supermercado, ou ter que sair correndo só pra issoquando percebe que tá sem fralda em casa. Melhor ainda: não se compra mais fralda durante toda a infância da criança, porque elas tem ajustes de tamanho, e você pode usar a mesma dos 6 meses aos 3 anos! Uma baita economia!

A única situação que usamos descartáveis é quando vamos viajar. Quem sabe na próxima viagem não arriscamos para ver no que dá?

Tem que tomar cuidado na hora de lavar as fraldas de pano. Usar amaciante faz com que a capacidade de absorção aos poucos, se perca. Ciclo de lavagem com duplo enxágue e pré lavagem são recomendáveis, bem como uso de menos sabão. Na dúvida, verifique com o fabricante das fraldas. O sol é um grande aliado ao combate às manchas. Impressionante como aquelas manchas de cocô desaparecem só de se deixar as fraldas secarem ao sol.

Eu acho muito simples e não sinto que dá trabalho, não. Não consigo imaginar ter que sair para comprar fralda. Aqui em casa, se está acabando, corre para lavanderia e faz um ciclo lava e seca e tadá!, lá estão nossas fraldas. Além do que elas são lindas, com vários desenhos e temas. Tem umas com babado até que você pode deixar a mostra com um vestido, se quiser! E além de lindas, elas ajudam a proteger o meio ambiente de lixos em aterros sanitários, e diminuem a produção de plástico. Olha o exemplo que estou dando para minha filha. Ela nasceu sem pegada nenhuma em relação às fraldas.

Sou muito feliz com a escolha e espero ajudar outras pessoas a tentarem também. Mais dúvidas? Pode mandar 🙂

Anúncios

2 comentários sobre “Austrália: Levando uma vida mais sustentável com fraldas de pano

  1. Oi, Aline!
    Seu post é ótimo! Aqui no Brasil as fraldas de pano modernas ainda são “novidade”. Conheci as fraldas de pano daquelas tradicionais que se “desmancham” quando lavadas e fiquei supercuriosa quando li que estas podem ser lavadas à maquina. Trata-se de um tipo de pano diferente, né? Talvez consiga convencer o marido a optar pela FP no segundo baby! rsrs

    Curtir

    1. Oi Cristiane, tudo bem?
      Obrigada e fico feliz em ajudar. Eu não sei que fralda é essa que desmancha quando lava.
      FP são demais, meu marido adora
      Também. Não temos nenhum problema e ambos trabalhamos. Não tem dificuldade, nos amamos. Espero que consiga convencer seu marido ❤️
      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s