Quando se muda de cidade já é difícil escolher qual o melhor bairro, onde é um bom local para mudar, imagina de país então? Essa é uma dúvida recorrente entre meus queridos leitores, então resolvi reunir tudo que sei sobre essa cidade linda que é Perth em um post. Antes de começar, gostaria de ressaltar que essa é minha opinião e que não consegui falar de todos os bairros, só alguns.
A resposta para a pergunta que dá título a esse post não é nada fácil de responder, mas vou passar um pouco do que sei sobre a cidade e os bairros. Tive que dividir esse post em dois de tanta informação para passar :-).
Primeira dica que dou aos recém chegados é: não feche nada sem antes conhecer o bairro, portanto, ficar em um AIRBNB em um primeiro mês é uma dica valiosa. E de preferÊncia, perto do que você tem de certo na vida: a escola ou trabalho. Assim evita perder muito tempo com transporte assim que chega, evita se perder e atrasar, o que pode parecer bobagem, mas garanto que por mais anos de inglês que você tenha estudado, nada te prepara para o sotaque australiano. Também faz com que você fique dependente de um carro tão cedo, que dependendo de onde vc escolher morar, eh imprescindível. Sendo assim, se está vindo transferido do trabalho ou como estudante, veja a localização dos mesmos e procure uma moradia temporária por perto. Depois desse período inicial de adaptação, você já conseguirá ter idea dos bairros para fazer sua escolha.
As variáveis e opções de onde de morar são muitas e talvez mude um pouco conforme o perfil de quem está vindo: solteiro querendo morar na praia? Casais querendo morar perto dos bares e restaurantes? Famílias querendo um bairro mais tranquilo? Famílias querendo morar em bairros com escolas boas? Em um bairro em que você não precise nunca nem ter um carro? Esses são só alguns exemplos e vou tentar explorar cada um.
Uma coisa engraçada de Perth é que mesmo morando em um bairro movimentado, existem ruas calmas e ruas bem barulhentas.
Os bairros perto do centro da cidade são mais movimentados, como Northbridge. Northbridge é uma espécie de Vila Olímpia para quem é de São Paulo. Bares, baladas, restaurantes estão por lá. Dá para ir a pé para city, super bem localizado. Também é bem mais barulhento e com pessoas bêbadas saindo das baladas pelas ruas. Subiaco é a Vila Madalena: bairro bem descolado e cheio de bares e restaurantes também. Tem até estádio de footy, o esporte paixão nacional, onde também são realizados vários shows como AC/DC e Guns n’ Roses recentemente. Subiaco é um bairro que tem a área movimentada e área calma e família. West Perth e East Perth são outros dois bairros próximos da city e bem movimentados, com a vantagem de estarem dentro da área de cobertura dos “Cats”, os ônibus de graça que circulam pela região central da cidade.
South of the river:
Morei em South Perth também, que é bem perto da city (longe pra ir a pe mas são 10 min de ônibus) e do ladinho do rio. É um bairro que tem de tudo. Desde mansões lindas e de cinema, de alguns milhões de dólares, do lado de prédios caindo aos pedaços. É um área mais cara e não tão segura. Em dois anos de bairro, quebraram vidro do carro do meu vizinho, entraram na minha garagem e pegaram umas coisas de dentro e também assaltaram o lugar onde eu trabalho. A escola publica secundaria de South Perth eh a mesma do Como.
Victoria Park é bem mais barato, perto da city também. É um bairro que tem de tudo também, especialmente muitos restaurantes, e tem fama de não ser muito seguro pois tem muito aborígene vivendo por lá (não é preconceito meu não, vou me explicar melhor abaixo), mas na prática, depende da rua onde você mora. Melhor jeito de saber é ir visitar a casa e dar uma olhada na rua. A escola primária (que é uma das melhores de acordo com o ranking), tem um mix bem grande de pessoas, o que para algumas pessoas é bom, outra ruim. Kensington é um bairro com uma ótima reputação também. Assim como Como e South Perth, a escola secundaria nao eh muito boa.
Ali perto tem também Manning e Salter Point, onde moro hoje. Manning é mais barato e tem uma escola pública bacana. Bentley é o bairro que esta localizada a Universidade Curtin. É um bairro que tem muito estrangeiro e a taxa de criminalidade é um pouco alta.
Indo um pouco mais ainda pro sul chegamos em outra universidade daqui, a Murdoch. O bairro Murdoch é bacana mas claro, cheio de estrangeiros e estudantes que chegam a dividir casa tendo várias pessoas morando na mesma casa (o que pode deixar tudo meio barulhento). Leeming fica ali perto, é um bairro muito bom e bem família, mas tanto Murdoch quanto Leeming não tem escolas publicas tão boas quanto Rossmoyne e Willeton, por exemplo.
No sul, mas mais pra costa (sudoeste) esta Fremantle, South Fremantle e North Fremantle, Hamilton Hill, Bicton, Melville. Fremantle é o bairro mais descolado de Perth. Tem de tudo, desde pessoas peladas na rua protestando contra indústria da moda, a vilas sustentáveis, a cabelos de cores diferentes, muitos cafés e restaurantes. Tem gente que ama morar la e tem gente que odeia. A escola publica de la eh boa. A escola de Melville eh uma das melhores de Perth também.
Rochingham e Mandurah, são cidades diferentes, e bem mais afastadas de Perth (Murdoch esta a 60 km, e Rockingham a uns 35km da city). Rochinham tem uma das maiores taxas de criminalidades de Perth e Mandurah é conhecida como a Veneza da Western Australia por seus canais construídos – algumas pessoas atracam os barcos na porta de casa. É uma cidade linda e embora longe da city (40 – 60 minutos de trem), os preços de aluguel são bem razoáveis, mas tem uma taxa de criminalidade alta, por ser um bairro mais rico mas com casas de veraneio (então tem roubo de casa com relativa frequência).
Para mais informação:
https://www.homely.com.au/search/suburbs-in-perth-greater-western-australia
https://www.police.wa.gov.au/Crime/Crime-Statistics-Portal/Statistics
2 comentários sobre “Onde morar em Perth? (Região Central e Sul do Rio)”