Australia: onde morar em Perth? (Região Central e Sul do Rio)

Quando se muda de cidade já é difícil escolher qual o melhor bairro, onde é um bom local para mudar, imagina de país então? Essa é uma dúvida recorrente entre meus queridos leitores, então resolvi reunir tudo que sei sobre essa cidade linda que é Perth em um post. Antes de começar, gostaria de ressaltar que essa é minha opinião e que não consegui falar de todos os bairros, só alguns.

A resposta para a pergunta que dá título a esse post não é nada fácil de responder, mas vou passar um pouco do que sei sobre a cidade e os bairros. Tive que dividir esse post em dois de tanta informação para passar :-).

Primeira dica que dou aos recém chegados é: não feche nada sem antes conhecer o bairro, portanto, ficar em um AIRBNB em um primeiro mês é uma dica valiosa. E de preferÊncia, perto do que você tem de certo na vida: a escola ou trabalho. Assim evita perder muito tempo com transporte assim que chega, evita se perder e atrasar, o que pode parecer bobagem, mas garanto que por mais anos de inglês que você tenha estudado, nada te prepara para o sotaque australiano. Também faz com que você fique dependente de um carro tão cedo, que dependendo de onde vc escolher morar, eh imprescindível. Sendo assim, se está vindo transferido do trabalho ou como estudante, veja a localização dos mesmos e procure uma moradia temporária por perto. Depois desse período inicial de adaptação, você já conseguirá ter idea dos bairros para fazer sua escolha.

As variáveis e opções de onde de morar são muitas e talvez mude um pouco conforme o perfil de quem está vindo: solteiro querendo morar na praia? Casais querendo morar perto dos bares e restaurantes? Famílias querendo um bairro mais tranquilo? Famílias querendo morar em bairros com escolas boas? Em um bairro em que você não precise nunca nem ter um carro? Esses são só alguns exemplos e vou tentar explorar cada um.

Um ponto importante de Perth (e da Austrália) é que, ao contrário do Brasil, as escolas públicas daqui são muito boas (as melhores são do mesmo nível das melhores particulares, e a melhor escola do estado eh publica), e a qualidade delas determina muito tanto o preço quanto a vizinhança dos bairros. Famílias se mudam para bairros com escolas boas para que os filhos estudem nelas. Existem escolas particulares muito boas também, mas muita família com alto poder aquisitivo mantém os filhos em escolas publicas, mesmo podendo pagar particular.

Primeira coisa que devo dizer sobre Perth é que a cidade é dividida entre Sul e Norte cortado pelo Rio Swan e orientado pelo centro da cidade, o CBD. Portanto, se diz “eu moro sul rio” ou “norte do rio”. Quando falarem que é perto da city ou CBD, é perto do centro da cidade. O valor das casas dependem de várias coisas: bairro, proximidade do centro, qualidade das escolas publicas do bairro, disponibilidade de transporte público (especialmente trens), da quantidade de banheiros.

Uma coisa engraçada de Perth é que mesmo morando em um bairro movimentado, existem ruas calmas e ruas bem barulhentas.

Os bairros perto do centro da cidade são mais movimentados, como Northbridge. Northbridge é uma espécie de Vila Olímpia para quem é de São Paulo. Bares, baladas, restaurantes estão por lá. Dá para ir a pé para city, super bem localizado. Também é bem mais barulhento e com pessoas bêbadas saindo das baladas pelas ruas. Subiaco é a Vila Madalena: bairro bem descolado e cheio de bares e restaurantes também. Tem até estádio de footy, o esporte paixão nacional, onde também são realizados vários shows como AC/DC e Guns n’ Roses recentemente. Subiaco é um bairro que tem a área movimentada e área calma e família. West Perth e East Perth são outros dois bairros próximos da city e bem movimentados, com a vantagem de estarem dentro da área de cobertura dos “Cats”, os ônibus de graça que circulam pela região central da cidade.

South of the river:

Os parágrafos vão cobrindo os principais bairros começando os mais perto da City e indo pro sul conforme formos cobrindo eles. Vou citar também onde ficam as universidades de Perth, pra quem vier estudar se localizar mais fácil.

Moro sul do rio há 4 anos dos quase 5 de Austrália e adoro. Já moramos em Como, que é uma área bem antiga da cidade, as casas são mais velhas e tem bastante idoso morando por lá e bastante família também. O bairro é tão silencioso que brincava que conseguia ouvir até meus pensamentos. Tem uma das melhores escolas particulares para meninas de Perth, a Penrhos (sim, aqui tem muitas escolas particulares só para meninas ou só para meninos). Um fator importante para escolher os bairros se você tem filhos são as escolas publicas (e no caso do preço de casa, especialmente as Secondary, que seriam equivalentes ao ensino médio). A escola pública primaria da região é ótima também, a Como Primary. Já a outra primária, Collier Park não é tão boa, e a secundaria eh mediana comparada com outros bairros.

Morei em South Perth também, que é bem perto da city (longe pra ir a pe mas são 10 min de ônibus) e do ladinho do rio. É um bairro que tem de tudo. Desde mansões lindas e de cinema, de alguns milhões de dólares, do lado de prédios caindo aos pedaços. É um área mais cara e não tão segura. Em dois anos de bairro, quebraram vidro do carro do meu vizinho, entraram na minha garagem e pegaram umas coisas de dentro e também assaltaram o lugar onde eu trabalho. A escola publica secundaria de South Perth eh a mesma do Como.

Victoria Park é bem mais barato, perto da city também. É um bairro que tem de tudo também, especialmente muitos restaurantes, e tem fama de não ser muito seguro pois tem muito aborígene vivendo por lá (não é preconceito meu não, vou me explicar melhor abaixo), mas na prática, depende da rua onde você mora. Melhor jeito de saber é ir visitar a casa e dar uma olhada na rua. A escola primária (que é uma das melhores de acordo com o ranking), tem um mix bem grande de pessoas, o que para algumas pessoas é bom, outra ruim. Kensington é um bairro com uma ótima reputação também. Assim como Como e South Perth, a escola secundaria nao eh muito boa.

Ali perto tem também Manning e Salter Point, onde moro hoje. Manning é mais barato e tem uma escola pública bacana. Bentley é o bairro que esta localizada a Universidade Curtin. É um bairro que tem muito estrangeiro e a taxa de criminalidade é um pouco alta.

Também perto de Manning, mas do outro lado da Freeway, tem Applecross, um bairro bem bonito com uma das melhores escolas publicas de Perth mas também por isto, bastante caro.

Um pouco mais para Sul temos Rossmoyne e Willeton, que são bairros bem demandados pois estão na área de duas das melhores escolas publicas secundárias de Perth (a Rossmoyne Secondary e a Willeton Secondary). As casas são mais velhas e o preço pode ser bem mais caro em razão das escolas (algumas dezenas de milhares de dólares ate), e muitas famílias se mudam para la só por causa das escolas.

Indo um pouco mais ainda pro sul chegamos em outra universidade daqui, a Murdoch. O bairro Murdoch é bacana mas claro, cheio de estrangeiros e estudantes que chegam a dividir casa tendo várias pessoas morando na mesma casa (o que pode deixar tudo meio barulhento). Leeming fica ali perto, é um bairro muito bom e bem família, mas tanto Murdoch quanto Leeming não tem escolas publicas tão boas quanto Rossmoyne e Willeton, por exemplo.

Indo mais mais pro Sul temos Success, Beeliar e Harrisdale entre outros. São bairros bem mais novos, desenvolvidos ha pouco tempo no boom imobiliário da cidade, onde as casas são bem mais em conta mas bem mais afastados da city (chega-se a levar mais de 40-50 min de transito na Freeway pra chegar no centro nos horários de pico). Em algumas localidades a taxa de criminalidade pode ser um pouco mais alta e as escolas publicas por serem nova tem muito pouca tradição e não são tão bem avaliadas ainda.

Armadale fica pro sudeste, bem afastado do centro. Eh um dos bairros com maior taxa de criminalidade de Perth, mas tem um dos melhores hospitais.

No sul, mas mais pra costa (sudoeste) esta Fremantle, South Fremantle e North Fremantle, Hamilton Hill, Bicton, Melville. Fremantle é o bairro mais descolado de Perth. Tem de tudo, desde pessoas peladas na rua protestando contra indústria da moda, a vilas sustentáveis, a cabelos de cores diferentes, muitos cafés e restaurantes. Tem gente que ama morar la e tem gente que odeia. A escola publica de la eh boa. A escola de Melville eh uma das melhores de Perth também.

Rochingham e Mandurah, são cidades diferentes, e bem mais afastadas de Perth (Murdoch esta a 60 km, e Rockingham a uns 35km da city). Rochinham tem uma das maiores taxas de criminalidades de Perth e Mandurah é conhecida como a Veneza da Western Australia por seus canais construídos – algumas pessoas atracam os barcos na porta de casa. É uma cidade linda e embora longe da city (40 – 60 minutos de trem), os preços de aluguel são bem razoáveis, mas tem uma taxa de criminalidade alta, por ser um bairro mais rico mas com casas de veraneio (então tem roubo de casa com relativa frequência).

Para mais informação:

https://www.homely.com.au/search/suburbs-in-perth-greater-western-australia

https://www.police.wa.gov.au/Crime/Crime-Statistics-Portal/Statistics

http://www.perthcrimemap.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s