Austrália: Universidade em Perth

Como escrevi no primeiro post “Por que Perth?”, eu e meu marido viemos para cá para ele cursar um MBA. Para quem quer estudar em uma universidade em Perth, vou compartilhar a nossa experiência – nossa, porque eu também estou estudando.

Aqui em Perth temos 4 universidades internacionalmente conhecidas e muito boas.

  • University of Western Australia (UWA): é a universidade mais tradicional. Os melhores cursos são igualmente os mais tradicionais :Direito, Medicina, Administração, Educação, Arquitetura, etc..
  • Murdoch University: é a melhor em biológicas, tem o melhor hospital Veterinário da cidade, e super forte em Sustentabilidade.
  • Edith Cowan University (ECU): É muito bem ranqueada mas pouca tradição. Fácil de entrar, acessível para estrangeiros.
  • Curtin University: É a FGV de Perth, a universidade business, melhor em tecnologias e inovações. Tem laboratórios financiados pelo BhP, por exemplo, e é a mais moderna e mais cara.

Achei um site bem legal que compara as universidades da Austrália e tem comentários de alunos, avaliação, etc.

Processo para aprovação em MBA: Meu marido procurou muito na internet quais eram as melhores universidades da Austrália, a que teria um curso na área dele e fosse reconhecido internacionalmente. A Curtin nos pareceu a melhor. Para nos ajudar com todo o processo da universidade procuramos uma agência, Australia Brasil. Basicamente o processo é o seguinte:

A universidade te passa todos os documentos necessários para enviar. Entre eles, histórico escolar, diploma, cursos feitos, curriculum, cartas de recomendação do trabalho, etc. Cada universidade tem sua lista de documentos, e todos os documentos devem ser traduzidos por um tradutor juramentado.

Em seguida, precisa preencher o formulário imenso da universidade (30 páginas em média) e enviar os documentos.

Após o envio dos documentos, a universidade processa e te manda um email com o “Student Number” (número de matricula) e você aguarda. A segunda etapa é uma entrevista com o diretor na área do curso para entender o porquê da sua escolha e o que irá agregar a ele.

Aí vem a espera até você receber aquele email lindo com a Letter of Offer (carta de oferta), que é uma oferta da universidade para você estudar. Você preenche, assina dizendo “sim, eu aceito” e paga astuitions, que são anuidades ou mensalidades, dependendo da universidade.

O curso dele, um MBA / MSc em Energy Economics, durou um ano e meio. Ele se formou em fevereiro de 2015 em uma cerimônia super tradicional, com fogos de artifício no final e as becas mais diferentes que já vi.

CUrtin Formatura do meu marido no Masters

Curtin Formatura do meu marido

Processo para pesquisa: Mestrado. Para fazer uma pesquisa você precisa achar um Supervisor, um professor na universidade que possa te orientar durante a pesquisa. Nas mil pesquisas que fiz no site da Curtin, conheci uma brasileira queridíssima no International Office que me ajudou muito. Fiquei muito feliz quando recebi o email de uma professora da área de Ciências Ambientais interessada na minha pesquisa.

Com a ajuda do International Office juntei todos os documentos, traduções, referência de dois professores brasileiros e mandei os documentos. Mais de um mês depois recebo um email da mesma brasileira do International Office dizendo que não fui aceita por falta de experiência em pesquisa, mesmo depois de 3 MBAs.

A ECU respondeu meu email com os emails de professores que poderiam estar interessados no meu tópico. O que eu mais achei que tinha experiência para me orientar na pesquisa respondeu dizendo que já tinha estudantes demais para próximo ano.

UWA: Tive diversas reuniões com o diretor de pesquisa; ele sempre me tratou muito bem e foi muito simpático mas eu sentia que ele não ficou muito empolgado com o tema. Em uma das reuniões ele explicou o que cada universidade tem de melhor, e que a melhor e mais reconhecida em Meio Ambiente era a Murdoch University e perguntou se eu não gostaria de fazer uma pesquisa na área jurídica (meu background mas não área que exerço) pois a área Jurídica deles é bem tradicional.

UWA - a USP da Westerna Australia e o nao mais dolorido

Mandei um email para a Murdoch e comecei a conversar com o International Office. Eles analisaram meu CV e me ofereceram tentar o doutorado, pela vasta experiência em pesquisa que eu tinha com os três MBAs.

Duas semanas depois recebi um email do International Office dizendo que tinha três professoras interessadas no meu tópico. Imagina minha alegria. Da depressão de um “não” a três interessadas. Com a ajuda do International Office – nada de brasileiro, mas eles foram muito legais – preenchi o maior formulário do mundo, 35 páginas, juntei todos os mil documentos e me inscrevi.

Mais duas semanas e recebo esse email: “Prezada Aline, com muita satisfação informo que seu pedido foi aceito para iniciar um doutorado. Segue anexa a Letter of Offer”. Eu lembro da sensação quando li o email. Impressionante como as coisas acontecem na hora!  Meio que sem querer, vou estudar na melhor universidade em Sustentabilidade. E assim começou uma das jornadas mais legais: o doutorado. Em novembro aceitei a proposta e sou oficialmente uma PhD Student .

Murdoch-e1424247383522-224x300

Vale lembrar que essa é a minha experiência e que para ser aceito na Universidade é necessário ter o IELTS (teste de inglês), e no caso de pesquisa a nota do Writing exam tem que ser no mínimo 7.

Se você quer estudar em uma Universidade na Austrália (bacharelado, MBA ou pesquisa) minha dica é: pesquise as universidades, entre nos sites e entre em contato com o International Office. Pesquise o nome do curso, as matérias, a reputação da universidade e o valor das mensalidades. Todas essas informações estão nos sites.

Anúncios

3 comentários sobre “Austrália: Universidade em Perth

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s