Austrália: Custo de Vida em Perth

Perth é uma cidade cara. Em média, os salários são mais altos que em Melbourne, Sydney ou Brisbane, mas aqui se gasta muito mais.  Isso tudo por conta do boom da mineração que aconteceu há uns 10 anos atrás em razão da exploração e exportação, principalmente de minério de ferro para a China. Quem quiser saber mais, tem um artigo muito legal da Bussiness Insider sobre o assunto.

O boom da mineração atraiu pessoas que trabalhavam na área, ganhavam salários muito altos e em consequência, tinham muito dinheiro para gastar. A razão dos salários altos é, em geral, porque a mão de obra precisa ser específica e o salário, atraente para se viver em regiões isoladas e remotas na Austrália.

Claro que isso afetou a cidade mais próxima das minas. Valor dos aluguéis na estratosfera, café mais caro da Austrália: as vantagens para Perth foram muitas. A cidade se desenvolveu muito nos últimos 10 anos. Com uma população com dinheiro para gastar aumentou a quantidade de teatros, cinemas, restaurantes, e passaram a acontecer mais eventos e shows na cidade; fora a melhora na saúde, educação, transporte e qualidade de vida.

Ano passado começou a chamada “crise da mineração”. As coisas não estão mais tão boas quanto eram há anos atras; os preços estão caindo, taxa de desemprego aumentando, muita gente indo embora. Saber de tudo isso faz toda diferença para nossa vida aqui. Aluguel, por exmplo, abaixou muito. Quando cheguei aqui em 2012 os preços eram altos e uma demanda imensa. Hoje… Na minha casa, por exemplo, pagamos 150 dólares australianos por semana a menos que o último inquilino, e na proposta oferecemos menos do que o dono estava pedindo e ele aceitou.

Preços de aluguel comparativo
Tabela comparativa de preços de aluguel na Austrália. Fonte: Reiwa

Mesmo assim, a cidade continua sendo cara. Até saiu na Veja uma reportagem sobre as cidades mais caras do mundo para morar e olha Perth lá em nono lugar!

Um café aqui custa 4,50. Aluguel: um studio perto da city custa 300,00 por semana. Transporte público é caro: custa em média 1,60 por zona (da minha casa para a city que são 5 km). Nosso primeiro carro foi um Astra 2002 e pagamos 3 mil por ele. Até o McDonald’s de Perth é mais caro que em Melbourne, por exemplo. Uma bike nova custa em média 150,00. Todos os valores estão expressos em dólares australianos.

Alimentação, um dos itens caros da vida em Perth. (Foto: arquivo pessoal)
Alimentação, um dos itens caros da vida em Perth. (Foto: arquivo pessoal)

Pesquisando sobre preço nas outras cidades, achei um site comparando preços entre Melbourne e Perth. O mesmo site compara preço de propriedades em Melbourne e em Perth.

Esse outro site compara o custo de vida nas cidades na Austrália.

Early Education (childcare) aqui tem quase o mesmo preço de childcare em Melbourne.

Sobre supermercado, as redes mais conhecidas aqui são Coles e Woolworth. Tem também oIGA, que é o único 24 horas e o que fica aberto até mais tarde, mas as coisas são mais caras. Gasolina em maio custava 1,65 o litro.

Uma coisa que acho cara aqui é roupa. Tem as lojas baratas, claro, mas roupa boa é cara. Eu compro muita roupa no Exército da Salvação ou nos outlets.

E uma pergunta que eu sempre recebo é sobre o quanto é necessário, em média, para sobreviver aqui. A resposta que sempre dou é que é relativo. Depende de onde você mora, se tem carro ou não, se usa transporte público, se sai muito. Morando em um studio perto da cidade, usando bike e comendo sempre em casa, dá para viver com 400-500 dólares australianos por semana.

Outro fator importante a se considerar em Perth: é a terceira cidade grande mais isolada do mundo. Ir daqui para Sydney é mais caro que ir para Bali. A passagem de Perth a Sydney custa em média 500 dólares; de Perth para Melbourne, 400, enquanto que de Perth para Bali, o bilhete custa 200 dólares australianos.

P1000558
Quer morar em Perth? Prepare os bolsos! (Foto: arquivo pessoal)

O ponto no qual mais insisto quando as pessoas me perguntam sobre custo de vida, quanto de dinheiro se precisa para viver em Perth, qual o preço das coisas etc. é: pesquisar muito. Pesquise os bairros, o valor dos imóveis, como é o mercado de trabalho, o preço da comida. Nesse post tem uma série de links para ajudar nas buscas.

Guarde dinheiro, venha com uma boa reserva. No começo, principalmente, o investimento é grande. Esteja preparado. Tenha um plano A, B, C; e não tenha medo de tentar um D ou E, se for preciso.

Ser flexível é algo muito importante para se ter claro na cabeça antes de embarcar para a grande aventura que é morar fora. Esteja preparado para mudar de plano. Minha mãe sempre disse que nada na vida acontece como planejamos. Tenha isso em mente: trabalhe duro e seja flexível – e tudo ficará bem.

*Originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo

Anúncios

Um comentário sobre “Austrália: Custo de Vida em Perth

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s