Itália: Curso de História da Arte em Firenze

Como escrevi no post sobre estudar italiano em Firenze, depois de umas semana eu senti que estava com muito tempo livre e fui conversar na escola o que poderia fazer a mais.

A escola oferece vários cursos além do italiano. O mais procurado é um curso de culinária e o segundo de vinhos. Fácil entender o porquê, morando no país que se come muito bem e se bebe melhor ainda.

Eu achei o curso de história da arte mais minha cara. Sempre quis fazer um, cheguei a olhar o do MASP em São Paulo mas não batia com os horários da pós na época. Além disso, estava em Firenze! Que melhor lugar que a cidade que foi o berço do renascimento para esse curso?

Curso tem 3 horas de duração, das 2pm às 5pm. As primeiras aulas foram na sala de aula. Tudo em italiano então para praticar foi maravilhoso. A professora explicava as fases da arte e mostrava os slides com as obras para entendermos bem.

Na terceira aula nos encontramos na prefeitura, conhecida como Palácio Médice para observar as obras de arte. Muito legal conhecer as histórias dessa família que foi a dona da cidade por anos. E dai eu comecei a ver a cidade com outros olhos. Enxergava o brasão da familia em todos os cantos. Ficavan imaginando eles andando por esses lugares, tomando decisões que ditaram o rumo do futuro dessa cidade que tanto amo.

 

O brasão é um escudo com 5 gotas de sangue. Existem várias teorias para explicar o seu significado., mas para minha professora de História da Arte, a válida é que cada gota representa uma grande vitória de Lorenze de Medice (conhecido como Lorenzo, o grande) em batalhas e até um dragão que ele venceu.

Isso foi uma coisa muito legal do curso, os ingressos para os muses estava incluso. Então visitei lugares incríveis de Firenze com uma guia especializada em Artes.

O segundo lugar que visitamos foi a igreja Santa Crocce. Naquela época se enterrava as pessoas na igreja, então essa igreja é cemitério e guarda restos mortais de grandes nomes, como Michelangelo, Galileo, Machiavel e Rossini. E era muito comum construir monumentos em homenagens aos mortos. No chão da Basília são diversos túmulos e nas paredes as grandes esculturas. Ainda numa parte adjacente tem mais túmulos. Post sobre Santa Crocce estará logo mais no ar.

O terceiro local foi a Capela Medice, minha favorita em Firenze e escrevi sobre ela em um post.

Visitamos também a Galleria della Academia onde fica o famoso David de Michelangelo. Eu tenho que falar um pouco sobre essa escultura impressioante do gênio que foi Michelangelo. Ela tem 5,17 metros de altura e retrata David antes a batalha com o gigante Golias. Ele esta observando o gigante e parece estar pensando no que fazer para derrotá-lo. O mármore carrara utilizado na escultura havia ficado ao relento por 25 anos e foi rejeitado por outros artistas por ser considerado um mármore ruim. Não para Michelangelo. A escultura é impressioante. Os músculos, a feição, o cabelo, o olhar de David dá um ar muito realista.

E para concluir o curso, visitamos o museu mais famoso de Firenze, o Uffizi. O prédio era para ter sido um escritório para magistrados, comerciantes e no primeiro andar foi instalada uma galeria de arte para esses. Somente em 1865 é que o prédio se tornou um museu. Foi maravilhoso caminhar pelo museu ouvindo as histórias das obras e foi lá que conheci a minha obra de arte favorita: Primavera de Boticceli.

dsc05214

O curso foi um dos grandes ponto altos da minha viagem. Além de ótimo para o italiano, realizei mais um sonho, fazer um curso de história da arte.

Arrivederci 🙂

 

Anúncios

4 comentários sobre “Itália: Curso de História da Arte em Firenze

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s