Uma das coisas que mais sinto falta do Brasil são as festas populares. Amo carnaval, por exemplo. E por mais adaptada que eu me sinta a meu novo lar, nada como uma comidinha brasileira para matar as saudades.
Logo que chegamos aqui, tentamos fugir de brasileiros para focar no inglês, mas no final das contas, são os brasileiros os melhores amigos, os que nos entendem de verdade e agora que tenho uma filha, as pessoas que nos ajudam a manter a cultura viva e o idioma fluente.
É muito engraçado isso sobre nós. Por mais que tenhamos amigos estrangeiros, acabamos nos unindo as pessoas do nosso país, acredito que por afinidade. E a turma aumenta cada vez que chega alguém, ou que um amigo pede para ajudar um amigo que esta vindo e não conhece ninguem, ou até pessoas que falo antes através do blog. É nossa família aqui, por opção.
Enfim, todos os anos reunimos os amigos e fazemos a nossa festa junina. Cada um leva um prato típico e fazemos nossa festa. É uma delicia reunir os amigos e comer comidinhas da terrinha. Aqui em Perth, achamos quase todas as comidas brasileiras em mercadinhos especiais e algumas coisas até em grandes mercados (como feijão preto). E sempre tem alguém que tem paçocas e pé de moloque vindas na mala.




Cada ano estamos mais sofisticados e esse ano resolvemos ir na festa junina “oficial” de Perth. Fomos uma vez e não gostamos. Muito cheio, desorganizado, tudo carissimo. Lembro de ter passado 40 minutos na fila do pastel que custava $15. Esse ano, porém, adoramos.
A festa é organizada por uma empresa sem fins lucrativos, chamada BrazilWA (Associação Brasileira na Western Austrália). Constituída de voluntários ela tem como objetivo ajudar os brasileiros aqui na Western Austrália. Vira e mexe temos eventos organizados por eles sobre profissão, adaptação, networking entre outros. Eu já palestrei contando sobre minha profissão e como mudei para Educação Infantil e porque. Um apoio excelente para nós.
Como somos membros da associação, ganhamos o convite para festa. Chegamos umas 2pm (começa a 1pm) para almoçar. Já encontramos alguns amigos e fomos comer feijoada. Por $12 o prato completo, delicioso. Compramos salgadinhos também (coxinha, risoles e bolinha de queijo). Comemos espetinho de carne também (que demorou uma vida para ficar pronto mas estava muito bom) e esfiha de carne. Tinha mais muitos outros pratos, pastel, doces, cachorro quente, pipoca.



Banda de forró, capoeira, dupla sertaneja, quadrilha e até uma fazendinha para crianças. Que dia delicioso. Além de encontrar muitos amigos queridos, matamos saudades das comidinhas. Agora vamos marcar a tradicional com os amigos mais próximos. Uma forma de manter a cultura presente e nos esbaldar. Não vejo a hora da próxima.
See ya,
Aii Aline, não acredito que vc tava lá! Eu trabalhei de voluntária na Kids fun e meu marido na parte de bebidas não alcoólicas! Foi uma festa linda mesmo! O espetinho demorou pra sair mas estava ótimo, o lanche de calabresa então…hummmm…..
Adorei seu post! Bjão!
Juliana
CurtirCurtir
Sim estava, que pena que não nos vimos.
Estava tudo uma delicia sim. Podiam ter três no ano né? Haha
Ano que vem vou passar o tempo todo no kids fun, certeza.
Beijos
CurtirCurtir
E to te devendo aquele café né? Vamos marcar? Beijos
CurtirCurtir
Opa, vamos sim!! Vou adorar te conhecer pessoalmente! Mas se vc preferir esperar a pequena crescer um pouquinho não tem problema, viu? Falta tempo pra eu ir embora! Quando vc puder, me passa um email e a gente marca! Beijo e bom fim de domingo! 🙂
CurtirCurtir
Fechado. Me Manda email falando como estão as coisas. Beijos
CurtirCurtir
Achei que encontraria de tudo em Perth, menos uma festa Junina!
Só pra variar , adorei o post !
CurtirCurtir
Viu, já sabe que nem precisa sentir tantas saudades hehe. a Brazil WA organiza carnaval também. Nunca fomos mas ano que vem vamos com certeza :-).
Obrigada por acompanhar
CurtirCurtir