Austrália: Festa Junina em Perth

Uma das coisas que mais sinto falta do Brasil são as festas populares. Amo carnaval, por exemplo. E por mais adaptada que eu me sinta a meu novo lar, nada como uma comidinha brasileira para matar as saudades.

Logo que chegamos aqui, tentamos fugir de brasileiros para focar no inglês, mas no final das contas, são os brasileiros os melhores amigos, os que nos entendem de verdade e agora que tenho uma filha, as pessoas que nos ajudam a manter a cultura viva e o idioma fluente.

É muito engraçado isso sobre nós. Por mais que tenhamos amigos estrangeiros, acabamos nos unindo as pessoas do nosso país, acredito que por afinidade. E a turma aumenta cada vez que chega alguém, ou que um amigo pede para ajudar um amigo que esta vindo e não conhece ninguem, ou até pessoas que falo antes através do blog. É nossa família aqui, por opção.

Enfim, todos os anos reunimos os amigos e fazemos a nossa festa junina. Cada um leva um prato típico e fazemos nossa festa. É uma delicia reunir os amigos e comer comidinhas da terrinha. Aqui em Perth, achamos quase todas as comidas brasileiras em mercadinhos especiais e algumas coisas até em grandes mercados (como feijão preto). E sempre tem alguém que tem paçocas e pé de moloque vindas na mala.

DSC07683
Festa junina em 2014
DSC07687
Olha a mesa em 2014, que delicia
DSCN4206
Festa junina com os amigos em 2015
IMG_3997
Nossa festa Junina em 2015

Cada ano estamos mais sofisticados e esse ano resolvemos ir na festa junina “oficial” de Perth. Fomos uma vez e não gostamos. Muito cheio, desorganizado, tudo carissimo. Lembro de ter passado 40 minutos na fila do pastel que custava $15. Esse ano, porém, adoramos.

A festa é organizada por uma empresa sem fins lucrativos, chamada BrazilWA (Associação Brasileira na Western Austrália). Constituída de voluntários ela tem como objetivo ajudar os brasileiros aqui na Western Austrália. Vira e mexe temos eventos organizados por eles sobre profissão, adaptação, networking entre outros. Eu já palestrei contando sobre minha profissão e como mudei para Educação Infantil e porque. Um apoio excelente para nós.

Como somos membros da associação, ganhamos o convite para festa. Chegamos umas 2pm (começa a 1pm) para almoçar. Já encontramos alguns amigos e fomos comer feijoada. Por $12 o prato completo, delicioso. Compramos salgadinhos também (coxinha, risoles e bolinha de queijo). Comemos espetinho de carne também (que demorou uma vida para ficar pronto mas estava muito bom) e esfiha de carne. Tinha mais muitos outros pratos, pastel, doces, cachorro quente, pipoca.

IMG_6805
Forró com bebês
IMG_6803
Capoeira
IMG_6807
Forró

Banda de forró, capoeira, dupla sertaneja, quadrilha e até uma fazendinha para crianças. Que dia delicioso. Além de encontrar muitos amigos queridos, matamos saudades das comidinhas. Agora vamos marcar a tradicional com os amigos mais próximos. Uma forma de manter a cultura presente e nos esbaldar. Não vejo a hora da próxima.

See ya,

Anúncios

8 comentários sobre “Austrália: Festa Junina em Perth

  1. Aii Aline, não acredito que vc tava lá! Eu trabalhei de voluntária na Kids fun e meu marido na parte de bebidas não alcoólicas! Foi uma festa linda mesmo! O espetinho demorou pra sair mas estava ótimo, o lanche de calabresa então…hummmm…..

    Adorei seu post! Bjão!

    Juliana

    Curtir

      1. Opa, vamos sim!! Vou adorar te conhecer pessoalmente! Mas se vc preferir esperar a pequena crescer um pouquinho não tem problema, viu? Falta tempo pra eu ir embora! Quando vc puder, me passa um email e a gente marca! Beijo e bom fim de domingo! 🙂

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s