Comunidade na Austrália

Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.

Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo. (Leia mais: Conceito de comunidade – O que é, Definição e Significado http://conceito.de/comunidade#ixzz4en5ivXqy)

Nesse caso aqui, a comunidade refere-se as pessoas que vivem em Perth. Um pouco além, eu vejo o conceito de comunidade como um grupo que se cuida, que se identifica de alguma forma e se une em prol de algo em comum.

Aqui na Austrália, me chama muito atenção em como a comunidade é forte. As pessoas se unem e ajudam-se de alguma forma. Direto tem eventos em prol de alguma cause. Corrida para arrecadar dinheiro para vítimas de violência doméstica. Caminhadas em prol do câncer de mama. E por ai vai. Sempre tem algo.

Além dos eventos para ajudar causas, tem feiras de coisas usadas para vender, como nas fotos abaixo:

Essas fotos foram tiradas por mim em uma feira de artigos usados para crianças. São os chamados “Baby Markets”. Pensa assim, seus filhos tem um monte de roupa e brinquedos que não usam e brincam mais. O que fazer com eles? Vende no baby market e ganha uma graninha. Eu acho incrível. Quantas roupas são usadas uma vez só antes de não servir mais?

Além dos markets todo final de semana em bairros diferentes, tem as coletas na rua, a venda de itens usados e muita doação.

Todo bairro tem um community Centre (centro Comunitário). Dentro deles tem biblioteca pública, salas para alugar, aulas por preços muito bons, as enfermeiras (health nurse) que acompanham o crescimento dos bebês do bairro, áreas para esportes, as toys libraries (biblioteca de brinquedo). Alguns deles tem acoplado um “Leisure Centre”, que tem piscina, academia, cafés e você faz parte pagando uma anuidade super acessível.

Outra coisa muito legal são os grupos de doações nos bairros, chamados de “Buy nothing” e o bairro. É um grupo de circualação de coisas, eu amo. Você não quer mais algo, anuncia, as pessoas buscam na sua casa e você quando quer algo, pega na delas. Além de sustentável é uma ótima forma de conhecer os vizinhos. Pego muita coisa para meus filhos, bicicleta, bonecas, carrinhos, caminhão de bombeiro, mesa para jardim.

E você, já fez algo pela sua comunidade hoje?

 

Anúncios

2 comentários sobre “Comunidade na Austrália

  1. Oi, tudo bom? Tenho interesse em ir para Australia com a minha esposa, mas estamos com duvidas em quanto a cidades, pensamos em Perth e Gold Coast. Estamos com duvida, referente a oferta de empregos para Brasileiros e custo de vida em Perth.Eu nao tenho ingles, iria de Partner da minha esposa que tem o Ingles Intermediario. Como esta o mercado de trabalho atualmente? Desde ja agradeço.

    Curtir

    1. Ola Vitor, tudo bem? Você já eu meus outros posts no blog? Falo sobre trabalhar aqui , custo de vida e mercado de trabalho. A demanda depende da área, e principalmente do seu inglês. Conseguir emprego na área sem inglês é muito difícil.
      Dá uma olhada nos outros posts e se tiver mais dúvida, pode mandar.
      abraços
      Aline

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s