Transporte Público na Austrália

Assim que chegamos a um país diferente ou quando vamos passear, o meio de transporte mais utilizado é o público. Até porque como na Austrália é mão inglêsa tem muita gente que fica com receio de guiar por aqui, o que abordarei no próximo texto mês que vem.

E ai ficam as dúvidas: transporte pública na Austrália é bom? É seguro? é pontual? Tem uma cobertura legal?

Assim que cheguei aqui em Perth, passei um ano usando somente meio de transporte público. Morava há duas quadras da linha de trem e umas 8 quadras do onibus gratuito que circula pelo centre e centro espandido da cidade, os cats.

Como trabalhava no centro da cidade e meu marido também estudava no centro, sentiamos falta de carro para fazer supermercado (que perrengue carregar o carrinho cheio de compra pesado do mercado até a minha casa uma subida) e nos finais de semana para passear, pois de casa para ir para praia era longe e demorado, mas dava para ir de boa. Como moro em Perth, minha experiência é muito mais aqui, mas já usei transporte público em Melbourne e Sydney.

Perth é uma cidade bem espalhada, tem o centro da cidade, ou CBD, e os subúrbios. Dos bairros para o centro da cidade ou do centro para os bairros é tranquilo. Tem uma cobertura legal de trem e onibus. O perrengue começa quando você precisa ir de um bairro para outro. Ai tem menos transporte púbico e um ônibus a cada hora. Principalmente se for de final de semana ou a noite. Por isso sempre bom checar o horário e itinerários dos transportes públicos amntes de sair de casa.

Trem é muito bom. Tem uma cobertura razoável na cidade e em geral não tem tanto atraso. A prefeitura esta expandido bastante a rede de trens. Como a cidade esta crescendo muito e deve voltar a crescer mais nos próximos anos, o plano é cobrir mais os bairros. Ônibus é um pouco mais complicado em relação a horário e cobertura, como expliquei acima. Se você mora próximo a linha do trem, o carro pode ser um opcional.

Se transporte público é seguro? Sim, é seguro. Tem mil câmeras, transit officers (policiais dos trens) em tudo que é trem. Ônibus tem só o motorista que é cobrador também. Óbvio que coisas bizarras acontecem, como por exemplo, uma amiga que estava no trem e o cara na frente dela estava encarando ela e ele tinha uma mala na frente do corpo dele. O trem brecou e a mala caiu. O cara esta se masturbando olhando para ela. Ecati, que nojo. Acontecem umas coisas bizarras em ponto de ônibus também.

Como uma amiga que viu a mesma cena do cara se masturbando no ponto de ônibus. Isso para ilustrar como maluco tem em qualquer canto.

Sobre pontualidade, depende. Eu nunca tive problema quando pegava do centro. Pegando ônibus dos bairros já é diferente. Ainda mais se é a noite ou final de semana. Uma amiga minha terminou um trabalho em eventos 1;30 damanhã. REsultado: não tinha mais trem ou ônibus. Ela caminhou duas horas para chegar em casa. E antes que você pergunte “mas porque ela não pegou um taxi? “. Bem, porque o valor do taxi não compensaria o quanto ela ganhou no dia.

Tanto em Perth como em Sydney, se usa também a balsa como meio de transporte. Aqui em Perth dá para ver até gofinho noo rio e em Sydney, você tem aquela vista deslumbrante de harbour.

Em Sydney e Melbourne o transporte público é um pouco diferente por serem também, cidades maiores. A começar pela cobertura. Em Sydney os trens tem dois andares. Tem muito mais gente lá que aqui, claro. E para entrar no centro da cidade, precisa de uma autorizaçào especial. Tem pedágio para chegar no Centro. Sendo assim, a maioria das pessoas usam transporte Público. Pelo menos até um ponto do caminho. Por exemplo, a pessoa mora bem longe do trabalho (o que é comum pois o preço dos imóveis em Sydney são surreais de caros). Ela dirige até uma estaçào de trem, larga o carro e vai de trem ou ônibus, ou balsa para o centro da cidade.

NA Austrália inteira tem o bilhete único. Cada Estado tem o seu. Em Western Australia, chama Smart Rider e para tirar o seu, a Transperth que é o departamento de trânsito que irá emitir. Na estação de trem no centro da cidade tem. Mais informação sobre Smartrider aqui. Em NSW é o Opal. Mais informação aqui. Em Victoria chama Myki. Para mais informação aqui. E em Queensland chama Gocard. Para mais informação aqui.

Se tem uma coisa que a Austrália tem em comum é o valor alto para transporte público. O valor é cobrado dependendo da distância que você percorre, as cidades são divididas em zonas e o preco varia de $0,80 até $20 dependendo da distância.

Não é a toa que tanta gente acaba comprando carro ou usando bicileta para se locomover na Austrália.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s