Os animais australianos – cangurus

Quando se pensa em animais australianos, o primeiro que vem na cabeça, ou é o fofissimo coala ou o canguru. Assim que pisei em terras australianas, quis ir correndo conhecer esse animal tão único.

O canguru é um mamífero marsupial. Marsupial são os animais que tem aquela bolsa para carregar seus filhotes. Aquela cena linda que todo mundo quer ver. Eu só consegui ver em um parque aqui, aqueles Wild Life Park.

O canguru é um animal incrível. Tem basicamente três espécies: o canguru cinza, o canguru vermelho e o Wallaby. Uma coisa incrível do canguru: a fêmea pode ter até 3 bebês (chamados Joey) ao mesmo tempo em estágios de desenvolvimentos diferentes. Um fora da bolsa, um dentro da bolsa e um embrião. Cada teta produzirá um leite diferente para cada Joey. O embrião só desenvolve após um dos outros dois filhotes irem embora. Quando ele nasce, ele tem o tamanho de 2mm e ele tem que escalar a mãe pelo pêlo até a teta. Natureza é linda.

Wallaby

O canguru cinza é o mais comum de ver. O vermelho é aquele gigante e ele pode chegar a 2metros de altura e é bem perigoso. Ele é protagonistas daqueles vídeos de dois brigando. o Wallaby é um pequeno.

Meu primeiro contato com cangurus foi no Zoológico, o lugar mais óbvio. Assim que os vi, naquele dia quente de novembro, apaixonei. Que fofo, deitado no chão, morrendo de calor. Meio dormindo, meio acordado. Ficamos um tempão na sessão australiana do Zoo. Embora o Perth Zoo tenha um ambiente bem legal para os animais, eles ficam soltos na sessão deles, não é igual ver na natureza.

Perth Zoo

A segunda vez que os vi, foram soltos. Bem, quase. Na Heirisson Island.

Ai eu me tornei voluntária do Zoo e aprendi um monte sobre eles e via toda vez que ia trabalhar.

IMG_0928 IMG_0924 IMG_0925IMG_0916

Então a vez mais legal que vi, foi em uma viagem para uma praia a 200 km de Perth e eles estavam soltos, em seu habitat. Foi o máximo. Chegaram pertinho do carro, o canguru cinza. O canguru vermelho, aquele bem grande que luta igual lango lango, eu vi em uma viagem para o sul. Que bicho grande. Deu até medo, mesmo ele sendo tão fofo.

Canguru cinza - primeiro que vi solto na natureza
Primeiro canguru visto solto na natureza

 

Canguru Vermelho
Canguru vermelho – o maior de todos

Hoje eu sei, que é só sair da área metropolitana de Perth que se vê um monte de canguru. A vez mais legal que os vi foi nessa mesma viagem pro Sul. Estavamos indo para uma praia em um parque nacional, era final de tarde (hora que eles acordam para comer), e passamos em uma área aberta e vi um monte de animais. No Brasil seriam cavalos ou vacas. Pedi para meu marido parar e eram cangurus. Até chorei….

Cangurus

Mesmo hoje, quase 4 anos de Austrália, ainda amo ver cangurus. Eles são fofos, mas são animais selvagens. Observo de longe, e já os vi brigando estilo lango lango no Zoo. Era um macho novo na área e estavam demarcando território. É muito violento. Eles apoiam o peso do corpo na calda para dar um chute. Ouch!

Agora fofo mesmo são eles pulando. Ai que bichinho incrível esse canguru. Mas não esqueça de ficar longe pois por mais fofo que eles sejam, são animais selvagens.

Lugares para ver cangurus em Perth:

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s