Austrália: Curso de inglês para o IELTS em Perth

Grande parte dos estrangeiros que chegam todos os dias nos aeroportos da Austrália vem para cá por uma dessas duas opções: turismo ou estudar. Popular pelo clima ser muito parecido com o do Brasil, a Austrália recebe estudantes do mundo inteiro todos os anos. Inglês é o curso mais popular.

Quando vim para cá, em 2012, vim fazer parte dessas estatísticas. Matriculada em um curso de inglês preparatório para o IELTS, com o objetivo de tirar 7,0 nessa prova tão específica. A nota que precisava tirar era de acordo com a exigência das universidades para ser aprovado em Mestrado.

Vida de estudante

O IELTS (International English Language Testing System) é a prova de proficiência de inglês aceita pelas universidades e pelo governo australiano no caso de aplicar para Residência Permanente no futuro. Ainda no Brasil, fiz um teste de inglês para analisar em que nível estaria.

A escola indicada pela agência foi a Milner International College of English. No primeiro dia de aula, fiz outra prova de proficiência, e me direcionaram para a Turma 1 do IELTS. A turma 1 é para pessoas que precisam tirar até 6,0 na prova e misturado na turma quem faria o IELTS General (Geral) ou Academic (Acadêmico). Como a Priscila menciona no seu post sobre estudar inglês na Austrália, sempre achamos que temos o inglês melhor do que realmente temos.

Turma 1 do IELTS

As aulas começavam às 8am, com uma hora de almoço (12-1pm) e mais duas horas de aula até as 3pm, com um professor diferente do da manhã. Bem puxado. Em um ritmo bem bacana, misturando gramática, com vocabulário, com conversação, com leitura. Todos os estudantes que estão ali tem o mesmo objetivo: passar no IELTS. Diferente das outras turmas de inglês da escola que tem muitos brasileiros, nessa turma só tinha um.

Como o curso é específico para o IELTS, o que se aprende, basicamente é a fazer a prova. E ai a professora conhecendo mais a turma, consegue dar alguns exercícios específicos de gramática ou conversação. Fazemos partes específicas da prova todos os dias, e recebemos dicas de como melhorar a nota. Uma vez por semana, tem um simulado da prova inteira. Muito bom para aprender a lidar com o tempo.

Tempo é um dos grandes inimigos de quem faz a prova do IELTS, assim como o nervosismo. Se preparar para a prova é a melhor forma de lidar com ambos. 

Depois de três semanas na turma 1 eu fui transferida para turma 2. A turma 2 é específica preparatória para o IELTS academic e para quem precisa tirar acima de 6,0. As aulas são excelentes, muito focadas e mais puxadas, e fazemos simulados da prova toda semana. Tem também muitos exercícios e o feedback constante dos professores, bem específicos do que cada um precisa melhorar e aperfeiçoar. Em geral, as aulas da manhã são focadas em reading, writing e listening, e a tarde, no speaking.

Turma 2 IELTS

Turma 2 IELTS

Minha experiência na Milner foi fantástica e após os três meses de aula, fiz a prova e passei de primeira, tirando o 7,0 que precisava para ingressar na universidade. A Milner é uma escola excelente e eles oferecem hospedagem, apesar de que o número de quartos é limitado. Para quem acabou de chegar é uma ótima opção até você achar o seu canto. Veja meu post sobre achar uma casa para quando a hora chegar. 

Sobre a prova 

Existem duas modalidades: General e Academic. As provas são divididas em 4 partes: Listening, Speaking, Writing e Reading.

  1. General: aceito para vistos e para validação e reconhecimento de diploma.
  • Listening é composto de quatro gravações. Primeiro é uma conversa entre duas pessoas, pode ser uma pessoa ligando para pedir informação sobre um quarto para alugar, ou se inscrevendo para um curso. É necessário responedr perguntas como qual o telefone que a pessoa passou, ou nome de uma rua. A segunda é uma pessoa comentando algum fato geral, como por exemplo dando informações sobre um evento. A terceira parte é uma discussão entre algumas pessoas sobre algo algum assunto acadêmico, um trabalho em grupo que eles tem que entregar ou fazer. O foco é ouvir informações específicas sobre a prova e opinião das pessoas na gravação. A quarta parte é um pessoa falando sobre algum assunto específico, como por exemplo, uma viagem para uma vila sustentável. Importante lembrar que deve-se tomar cuidado com ortografia, pois se você responde certo, mas a ortografia estiver errada, a questão é considerada errada.
  • Speaking pode acontecer no mesmo dia das outras três partes, ou em um dia separados Dura em média 15 minutos. Você senta com o examinador e ele te pergunta coisas genéricas sobre você, sobre um membro da família, um amigo próximo, animal de estimação, sua cidade natal, sobre um hobby. Cada pergunta você tem 1 minuto para pensar na resposta e se não entender, pode perguntar de novo. Você é avaliado se sabe usar só o presente, só o passado e misturante presente, passado e futuro. Se precisar tirar uma nota alta, usar umas expressões como “whatsoever, somehow, all in all” corretamente, ajuda. O importante é não parar de falar, e falar devagar. Fluência e bom inglês não significa falar rápido. Importante lembrar que é uma pessoa te examinando, então seja gentil, simpático. Quanto mais o examinador for com sua cara maiores suas chances. A correção é subjetiva aqui, então é importante o examinador gostar de você. Se estiver nervoso, fale e explique o quanto a prova é importante para você e que precisar respirar para acalmar. Só não exagere. Nada pior do que fingir algo que você não é.
  • Writing: normalmente a parte mais difícil e dividido em duas partes: primeira você precisa escrever uma carta ou email para um amigo, contando, por exemplo sobre uma viagem ou escrever uma carta para resolver um problema, em 150 palavras.  A segunda parte você expressa opinião sobre algum assunto, em 250 palavras. Escreva o número de palavras aproximado ao limite, nem muito mais nem muito menos. Pode ser sobre escola de meninos, escola de meninas ou mista. Ou sobre Fast food. Um exemplo:

“In some countries an increasing number of people are suffering from health problems as a result of eating too much fast food. It is therefore necessary for governments to impose a higher tax on this kind of food.To what extent do you agree or disagree with this opinion?”

  • Reading: você tem 60 minutos para fazer a prova. Tem três ou quatro partes em 40 questões. Uma que consiste em Interpretação de texto, como uma reportagem de uma revista. Em geral, uma questão é necessário responder “verdadeiro”, “falso” ou “não informado” para as afirmações feitas na sobre  texto em questão (a mais difícil na minha opinião). Em outra questão, você lê o texto e tem que alinhar duas colunas em interpretação de cada parágrafo. E na última responder qual a afirmação é a correta ou preencher os espaços vazios do texto.
  1. Academic: para quem quer ingressar em uma Universidade, essa é a modalidade do IELTSque deve fazer. O foco da prova é avaliar a fluência no idioma nas quatro categorias.
  • Listening: igual ao General
  • Speaking: Igual ao General
  • Writing: Dividido em duas partes. A primeira requer que você resuma uma tabela ou gráfico em 150 palavras. O que se avalia é sua habilidade em descrever e comparar os dados fornecidos e as informações passadas. No segundo texto, você deve dar sua opinião sobre um assunto polêmico. Será testada sua capacidade de expor, claramente, sua opinião.
  • Reading: é parecido com o General, mas a dificuldade dos textos é maior, e a linguagem deles é acadêmica. A prova que eu fiz tinha texto sobre astronomia, com termos técnicos.

Importante lembrar que as respostas são avaliadas na folha de resposta, então deixe um tempo para passar para lá a resposta final.

estudando sabado

Se prepare, respire fundo e boa prova! 

See ya, 

Anúncios

4 comentários sobre “Austrália: Curso de inglês para o IELTS em Perth

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s