Austrália: O inverno em Perth

Quando pensamos em Austrália, que clima vem em mente? Praia, calor, deserto, certo? E quando você se imagina aqui, como se vê? Chinelo, biquíni, vestidos de verão, regatas. Difícil é imaginar como é o inverno na Austrália.

Pois sim, ele existe.

Cheguei aqui em Perth em agosto, no meio do inverno. Estava um mega frio e chovia, tipo em São Paulo, com aquela garoa fina, dias cinzas e nada nem parecido com aquele verão que eu esperava encontrar. Claro que antes de vir fiz mil pesquisas e sabia que estaria frio, mas é estranho estar aqui e ver como é.

Para os que não sabem como é o inverno na Austrália, eu conto: é frio e úmido, e diferente do Brasil, onde o inverno é seco e o verão, úmido (pelo menos em Perth e São Paulo). Aqui é o contrário.

Primeira lição do inverno em Perth: chove MUITO. Agosto é o mês mais úmido, mas as chuvas começam em junho e vão até setembro (aqui, em setembro chove hehe). Tem dias em que chove o dia inteirinho: tempestades, garoa, chuvinha passageira, you name it.

inverno em perth (3)

Ai você pensa em carregar um guarda-chuva para se prevenir da chuva que acontece do nada, certo? Lição número dois: guarda-chuva para que? No primeiro dia, tomei chuva. Muita chuva. Olhei em volta enquanto me socorria numa farmácia e ninguém com guarda-chuva. Mas como morava no centrão da cidade, pensei: “é tudo turista”.

Aí, no segundo dia, comprei um guarda-chuva. Feliz, pensando que estaria protegida, saí no meio da chuva com o meu recém adquirido guarda-chuva. No primeiro vento, ele quase foi. Segundo vento e se foi de vez; quebrou no meio.

Li alguma vez que Perth é a terceira cidade onde mais venta no mundo, depois de Chicago (EUA) e Wellington (NZ), por conta da brisa que vem do Oceano Índico. O vento vem de tudo que é lugar. Já vi destruir telhados, árvores caídas. E venta muito o ano todo. Imagina meu pobre guarda-chuva, como ficou.

Então a terceira lição é: aprenda com os locais – use uma capa de chuva ou corra para procurar abrigo quando começa a chover, pois em geral, as chuvas fortes duram minutos.

Quanto ao frio, a temperatura no inverno varia entre 5°C e 15°C, bem parecido com São Paulo. De madrugada chega a 0°C, mas aí a chuva ajuda a subir a temperatura. O vento faz com que a sensação de frio seja pior que tudo.

Um dia normal de inverno em Perth é: frio, uns 7°C, com um vento gelado que dói até o ouvido, e chuva, para fechar com chave de ouro.

Então aprendi com o tempo que algumas roupas que tenho, nunca usarei aqui. Aquela bota de camurça creme, por exemplo, voltou pro Brasil. Imagina ela no inverno molhado de Perth, duraria quantas saídas? Usa-se muito casacos impermeáveis (por questões óbvias), e quase não tiro minha galocha do pé.

Mais uma coisa que aprendi com os locais: sabe aquela bota UGG que todo mundo ama, que parece uma pata de elefante e é forrada por dentro com pelo? Os australianos só a usam dentro de casa, nunca para sair. É uma bota para ficar em casa. Engraçado, isso, porque minhas amigas que vieram me visitar compraram para usar na rua e eu sempre imaginei que fosse uma bota de grife. De grife para ficar em casa, eles dizem.

Outra coisa que aprendi é que as casas não são preparadas para o frio, assim como no Brasil, e muito diferente da Europa. Você sai do banho aqui e congela. E a luz é tão cara, que tem que pensar duas vezes antes de deixar o aquecedor ligado o dia todo. Fora que as roupas não secam, por conta da chuva. Aí, ou você tem secadora em casa, como muitas pessoas têm e só usam no inverno, ou você pendura suas roupas no varal portátil dentro de casa.

Então o que se faz em Perth no inverno? A cidade oferece um monte de programação de graça.Festival de inverno, festival de vinhos, festival de artes no inverno. Próximo à região metropolitana de Perth temos o Swan Valley que é uma região produtora de vinhos. É uma delícia ir lá no inverno e no verão também.

A 200 km sul de Perth tem outra região de vinhos da Western Australia, Margareth River, com um monte de vinícolas, cervejaria, restaurantes. Ainda na região há várias cavernas para se visitar e praias que vale a pena a visita no frio ou calor. A região me lembra bastante Monte Verde, em São Paulo. As pessoas alugam uma casa ou uma cabana e passam ali alguns dias. Eu fiz isso em 2013 com um grupo de amigos. Alugamos uma casa com 3 quartos e fomos em 3 casais. Foi uma delícia. Se você tiver sorte como nós tivemos, consegue ver um canguru nas estradinhas, à noite ou bem cedo.

inverno em perth (5)
Casa em Margaret River que alugamos com os amigos

Vinícolas

Mesmo com a imagem de sol e calor, Perth tem um inverno que pode ser complicado ou muito bem aproveitado, dependendo de cada pessoa. Eu amo o calor, mas faz tanto calor nessa terra que uns meses de frio caem muito bem, obrigada.

 

 

*Originalmente publicado no blog Brasileiras pelo Mundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s