Austrália_ Planos de celular

Assim como no caso da internet fixa, existem muitas operadoras de celular. As três principais são as que tem suas próprias redes de antenas. A maior delas é a Telstra, que é parcialmente do governo, a antiga empresa estatal e que tem, de longe, a maior e melhor cobertura. Se você for viajar para o interiorzão e por acaso tiver só uma operadora que pegue, pode ter certeza que é Telstra. Mas é também a mais cara.

Depois tem a Optus. É a segunda maior, e mais barata que a Telstra. A Optus também “subloca” o sinal para várias outras empresas (um pouco mais sobre isso no próximo parágrafo). Depois tem a Vodafone. Muita gente que já foi pra Europa, ao chegar aqui acha que a Vodafone é uma boa opção porque lá eles são gigantes. Aqui o sinal é bem ruim fora das grandes cidades. Se você pretende viajar, não é uma boa opção. Mas nas grandes cidades é equivalente às outras.

Depois, existem dezenas de outras empresas que “alugam” a rede de uma outra empresa (normalmente da Optus) e fornecem o serviço de telefonia e internet. Alguns exemplos dessas empresas são Virgin Mobile, iiNet, Vaya, Amaysim, entre outras. Algumas delas tem lojas físicas na cidade e em shoppings onde você pode fechar o plano como também comprar um aparelho celular (como a Virgin), e elas tem exatamente os mesmos produtos e serviços de uma Optus ou Telstra. Algumas outras só existem online (como Vaya e Amaysim), e nelas você só compra o chip, eles não vendem celulares.

A vantagem das online é que o preço pode ser bem mais baixo. A desvantagem é que o serviço de suporte normalmente é pior, e muitas vezes eles têm algumas limitações no serviço ou no plano (como por exemplo descontar seus dados por Mb ao invés de kb – Por exemplo, se você recebe uma mensagem de whatsapp com 3k, eles descontam um mega inteiro do seu plano, o que faz seus dados acabarem muito mais rápido).

E claro, tem também a variação entre pré pago e pós pago. Normalmente os pré pagos são mais baratos. Uma coisa que precisa prestar atenção é que algumas operadoras fazem os créditos durarem um mês, outras fazem durar 28 dias. Se você prestar atenção, com 28 dias de duração você acaba carregando 13x ao ano e não 12.

Então preste atenção ao ver só o valor da recarga sem ver a duração do crédito, porque pode conseguir economizar alguns trocados pegando um plano de recarga mensal ao invés do pré pago de 28 dias. Tem alguns planos pós que valem mais a pena do que pré pagos também, como o caso dos da iiNet (www.iinet.net.au).

Uma coisa que eu acho incrível é como é fácil usar o serviço de portabilidade. Já mudei de operadora várias vezes e demora minutos. Você pega o chip da nova operadora, liga e cancela a anterior, coloca o chip novo no seu celular e voalá, está funcionando. Nada de ficar explicando para 50 funcionários porque você está mudando e ter as 50 pessoas te convencendo a ficar e oferecendo outros serviços. Simples e rápido. Como não amar?

Espero ter ajudado!!

See ya,

Anúncios

4 comentários sobre “Austrália_ Planos de celular

  1. Oi Aline, tudo bem ? O que faz você mudar de operadora? Promoções ? Prestação de serviços , coberturas ?
    Existem subsídios nos planos para compra de celular ? Contratar um plano é fácil para os recém chegados ? Quais documentos são necessários ?

    Beijos 🌹💋

    Curtir

    1. OI Alicia,
      Bem, cada vez que mudei foi por um motivo rs. Quando estavamos procurando emprego, fechamos aTelstra porque a cobertura é bem melhor (meio que a Vivo no Brasil), porém ela é a mais cara. Ai mudamos porque uma outra estava com uma super promoção e depois porque precisava de mais dados de internet. A prestação de serviços é bem parecida, eu não vejo tanta diferença não.
      Não existem subsídios mas se você fecha um plano de 24 meses pode pegar o aparelho e dividir nesses 24 meses. POrém, só pós pago.
      Contratar um plano é relativamente fácil, a coisa mais chata de apresentar é um compravante de residência, que no começo não temos.
      Passaporte, carteirinha da escola, cartão do banco e comprovante de residência já são suficientes.
      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s