Austrália: Internet e as opções

Uma pergunta que muita gente faz quando vem morar na Austrália por um tempo é qual provedor de internet ou de celular escolher. Nesse post falarei das opções de planos de internet e no próximo, celular. E essa pergunta realmente é complicada, porque tem muitas opções, muito mais que no Brasil.

Internet:

Tem três perguntas principais que precisam ser respondidas quando se vai escolher um provedor de internet: onde você mora (ou vai morar), qual velocidade de internet você precisa e quantos Mb (ou Gb) de dados vai precisar por mês.

A primeira pergunta, “onde você mora” é muito importante porque dependendo de onde for, você tem uma, duas, três ou até quatro alternativas de tecnologias, umas melhores que as outras. Na Austrália toda é possível se ter conexão ADSL, aquela internet de banda larga que vem pelo fio do telefone. Depois, tem a internet a cabo, que vem pelo menos cabo coaxial da TV a cabo. Esta só tem na costa Leste (Sydney, Brisbane, Melbourne, e outras cidades). Como aqui em Perth nem existe, eu não vou comentar se é boa ou não porque não tenho base de comparação. Depois, tem a internet via celular, seja 3G ou 4G. Aqui importa muito também onde você mora porque pode estar ou não na cobertura 4G, e a velocidade varia muito dependendo de onde você estiver. E por último tem a NBN, sigla para “National Broadband Network” (Banda larga Nacional), uma parceria do governo com a iniciativa privada para levar internet por fibra ótica para o país inteiro. É a mais rápida de todas, mas nem todos os bairros tem. Vale a pena checar com a provedora de internet antes de mudar, se você quer muito NBN (vale a pena).

A velocidade é diretamente proporcional à tecnologia que você escolhe (se tiver escolha, é claro). A 3G é a mais lenta de todas. Depois vem o 4G, a ADSL e a internet a cabo, com velocidades parecidas, mas que podem oscilar muito de um dia para o outro ou mesmo ao longo do dia. Normalmente, você consegue assistir Netflix ou baixar filmes sem grandes problemas, mas podem ter horas que fica impossível. Se chove muito, o 4G fica péssimo. Se você estiver longe da central do telefone, o ADSL pode ser ruim também.

Fonte: Flickr

A mais rápida de todas é a NBN, e é também a mais “confiável”. Você contrata um plano de velocidades (logicamente quanto mais caro, mais rápido), e a velocidade que você tem é quase sempre muito próxima da contratada. É a que temos em casa atualmente. Com ela dá para assistir filmes online em HD facilmente, e se você precisar fazer algum download, a velocidade é bastante alta (facilmente acima de 1 Mb por segundo, às vezes mais rápido que isto).

A última coisa a se analisar é o quanto você vai usar de internet por mês. Ao contrário do Brasil, em que as operadoras não limitam o quanto você pode baixar (apesar de que tem discussões sobre fazerem isto), aqui elas limitam sim. Já tivemos meses em que usamos todo o dado e eles reduzem a velocidade para 128 kb/seg. Para ter uma ideia, a gente levava uns 10 min para abrir o e-mail e responder uma mensagem… Fazer algum download? Esqueça… Uma música levava meia hora, um filme, mais de um dia. E todas as operadoras tem esta limitação. Então, se você pretende fazer downloads ou streaming, tenha ideia do quanto vai gastar, senão vai ficar sem internet. No caso do 4G, eles simplesmente cortam o sinal e você não tem mais nada.

Fonte: Flickr

Um bom jeito de se analisar os planos são os sites que comparam preços e pacotes das empresas: www.iselect.com.au e www.broadband.com.au são dois exemplos, mas existem outros. O preço por mês pode variar de $50 dólares australianos até mais de $120, dependendo das variações de velocidade e quantidade de dados.

Anúncios

2 comentários sobre “Austrália: Internet e as opções

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s