Austrália:Quais esportes movem esse país?

Acredito que esportes seja um choque cultural grande para pessoas, que como eu, ama futebol. Alguns esportes fazem bastante sucesso aqui na Austrália. Tem o cricket, o rugby, mas não demora muito aqui para saber qual o esporte que tira o sono, a voz e os nervos dos australianos: footy.

O cricket é um esporte muito legal. Me lembra o nosso taco com um pouco de beisebol, já que os campos são bem parecidos. O curioso do cricket, é que dependendo da partida, pode demorar dias. A média são 3 dias, mas pode chegar a 5 e o jogo dura horas.

O rugby é considerado, oficialmente, o esporte mais popular na Australia desde 1908 e o time foi apelidado pelos ingleses de Wallabies (uma espécie de canguru). O esporte é muito popular na East Coast e não tanto aqui do “outro lado”.

Eles amam também a corrida de cavalo. E ai vem uma curiosidade bizarra. Todo ano, lá por novembro (ano passado foi começo de novembro), em uma terça feira, acontece a tal da Melbourne cup e como o próprio nome diz, é em Melbourne. Por lá, é o evento esportivo mais importante do ano,todo mundo super elegante, todas as mulheres usando chapéus vão assistir a corrida que dura em média, 10 segundos. Existe muita discussão sobre proteção aos animais, dois cavalos faleceram de fatiga esse ano. Bem, aqui em Perth todo mundo assiste a corrida. Tem gente que vai para a hípica da cidade assistir, todo elegante, mulheres com chapéus. Meu marido trabalha em empresa que todo ano tem um almoço para ver a corrida.

O futebol não é muito popular por aqui, somente pelos imigrantes europeus que veem a premier league (a liga principal de futebol na Europa) na tv a cabo. A seleção da Austrália é apelidado de ‘socceroos’ e muitos lembram da última Copa do Mundo. Os socceroos deram trabalho para o Chile e para Holanda. Má sorte que eles caíram no grupo da morte e além de Chile e Holanda ainda jogaram contra a Espanha. Tim Cahill, fez um dos gols mais bonitos da Copa.

Nós fomos ver os jogos da Copa do Mundo no Crown Cassino e foi divertidíssimo. Gente do mundo inteiro, e um choque para mim: ver futebol com torcida adversária. Nunca tinha visto gente torcendo contra o Brasil porque sempre vi jogos no Brasil ou na TV em casa. Foi estranho, mas muito legal. Deu uma imensa saudades de estádio, do frio na barriga e nervosismo. Fora a emoção em ouvir o Hino Nacional (que na minha opinião é um dos mais bonitos do mundo) e cantar com as centenas de brasileiros com suas camisas e enrolados em bandeiras as 3 horas da manhã. Em geral, as rádios falavam da Copa e tinham dois canais na TV aberta que passavam os jogos. Os australianos mesmo, pouco curtiram a Copa. Meu fuso mudou por um mês e os pais de meus pequenos que são europeus foram sensacionais com comentários e zueira. E óbvio que naquele mês de julho, ouvimos muita música brasileira, jogas futebol, e até ensinei as crianças a gritar ‘Gol do Brasil’ hehe.

O time de futebol da minha região já são outros 500. Chama Perth Glory, e eu fui uma vez vê-los jogar. Meu marido ganhou os ingressos do trabalho e estávamos morrendo de saudades de ir em estádio. Então lá formos nós, num domingo chuvoso para ver o Perth Glory. Primeiro que chegamos 15 minutos antes do jogo começar, paramos perto, e sentamos em 10 minutos. Uma super organização. O estádio tem capacidade para 16mil torcedores. A coisa mais legal foi a bateria (que eu tenho certeza que o puxador era brasileiro porque até o apito tinha). O jogo? Uma super pelada. Os jogadores dos dois times ficavam correndo atrás da bola, sem nenhum esquema tático, Parecia jogo de criança, juro. O melhor jogador do Perth Glory é espanhol e tem um brasileiro no time que tentou, mas não rolou. Eles perderam de 2X1 com um gol no final (42 mins do segundo tempo) para um time de Brisbane que eu não lembro o nome. Mesmo com a pelada que assistimos, eu adorei e me diverti um monte.

Perth Glory em campo

Agora esporte mesmo para os australianos, é o footy, é o futebol australiano, uma espécie de rugby com futebol americano com as regras super esquisitas. Eles podem passar a bola com chute, com as mãos ou dando uma manchete (?). O jogo são 4 quarters de 15 minutos. As traves são iguais do futebol americano, e se acerta as pequenas vale 1 ponto, a grande 6, mas se o jogador adversário toca na bola o de 6 vale 1 ponto. O jogo é super violento, ano passado teve um caso famoso de um jogador que quase foi estrangulado em campo (juro, ele chegou até a ficar roxo). Vale tudo. O jogo é super emocionante, e absolutamente tudo pode acontecer. Já vi jogos que estava 60 pontos de diferença e o time que estava perdendo virou.

Em Perth temos dois times: Eagles e o Fremantle (Dockers). Esse ano ambos chegaram as semi. O Dockers perdeu para o time vencedor que é de Melbourne (Hawthorn) e o Eagles perdeu na final para o Hawthorn. Diversão na certa e muita emoção para pessoas que, como eu, adoram esporte.

Footy na TVIMG_4381

 

 

Publicado em Brasileiras pelo mundo

Anúncios

7 comentários sobre “Austrália:Quais esportes movem esse país?

  1. A liga principal da Europa e do Mundo é a Liga dos Campeões da Europa.Nesse ponto , a Austrália é bem diferente do Brasil,. Até vôlei que é um esporte super popular não vejo relação com o país. Vôlei de praia não sei dizer… já os asiáticos gostam muito de futebol .

    Acho que a Austrália poderia sediar uma Copa do Mundo no curto ou médio prazo. Pelo menos tem estádios interessantes e claro, provavelmente o canguru como mascote do torneio.

    Curtir

    1. Oi Felipe, obrigada pela mensagem e por acompanhar o blog.
      A Australia tem muita influência da Inglaterra, mas eles não ligam para futebol não.
      Seria demais eles sediarem Copa do Mundo, eu amaria haha.
      Abraços

      Curtir

      1. Copa do Mundo vai muito além de futebol..Porque se fosse assim a África do Sul nunca sediaria o evento, até porque não tem tradição no esporte. A Aústralia já foi sede do Mundial Sub 20 em 93, aonde o Brasil foi campeão.
        É basicamente uma questão política mesmo e claro,obtenção de ótimos lucros por parte da FIFA, que só está interessada em obter vantagens econômicas com o torneio.
        No fundo pouco importa, se o povo local gosta ou não de futebol. Apesar, que durante o torneio, muitos acabam curtindo também…

        Curtir

      2. Eu amaria ter copa do mundo aqui. Esse ano terão alguns amistosos aqui. Brasil x Argentina em Melbourne; e o Chelsea vem para Perth. Quem sabe então a australia não ganha 2022? Eu vou torcer.

        Obrigada

        Curtir

  2. A Austrália perdeu a disputa pela Copa em 2022. Vai ser no Catar….
    Mas ainda deu polêmicas depois, com australianos e japoneses criticando a decisão da FIFA. Talvez, o país possa ser candidata á de 2026. A questão é que Ásia e Europa estão descartadas…nesse caso tem que ver se a FIFA vai permitir essa candidatura. Mas, existe um grande interesse em sediar a competição.
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-06/federacao-australiana-diz-que-disputa-para-sediar-mundial-de-2022-nao

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s