Reconhecer o Diploma na Austrália: Professor

Antes de começar esse post queria deixar claro que não sou agente de imigração e que todas as informações desse post eu consegui com ajuda de pessoas que passaram por isso e através de uma extensa pesquisa que fiz. É mais uma orientação, aconselho sempre a procurar um agente, eles são os especialistas e sabem das mudanças e nuances da lei. Eu só quero ajudar.

Como trabalho na área de Educação Infantil, recebo muitas perguntas sobre como trabalhar na área que é tão pouco reconhecida no Brasil. Se quiser mais sobre trabalhar em childcare, qualificação necessária, clique aqui.Um dos maiores sonhos de imigrantes que deixam seus países todos os dias é trabalhar na profissão que escolheu. E muito natural achar que é só chegar no país, ter um inglês bom e aplicar para as vagas. Porém, o que pouca gente sabe é que sua qualificação e experiência não é automaticamente reconhecida aqui na Austrália.

Dá para entender, não? Você muda para um país novo que não tem a menor ideia o que USP, PUC, Mackenzie são e se são universidades conceituadas e atendem aos padrões das universidades australianas. DO mesmo jeito que quem não jura aqui não tem a menor ideia se a Monash University é boa, ou se a UWA é a melhor na sua área ou se ela existe. Mesma coisa com a empresa que você trabalhou é uma empresa (a não ser que seja uma multinacional). Portanto, para algumas profissões, é necessário passar por um processo de reconhecimento da sua qualificação. Isso porque a universidade na Austrália é diferente do Brasil, as matérias e exigências. Horas de estágio também são.

Uma coisa que vale a pena esclarecer é que temos duas situações diferentes e vamos falar das duas:

Você reconhecer a sua qualificação para imigrar para Austrália e através dela conseguir a residência permanente e cidadania, e outra para trabalhar como professora/pedagoga (o/a).

E nisso também há uma diferença grande. O reconhecimento de quem cursou Letras é diferente do Pedagogo. Vamos falar dos dois.

1. Para imigrar: primeira informação que você precisa é: o órgão responsável pela área de Educação no caso de imigração é a AILTS, Australian Institute for Teaching and School Leedership. O processo de equivalência de formação é regulamentado por eles e é o AILTS que irá avaliar sua formação e verificar se você precisa fazer algum outro curso para complementar a equivalência e/ou qual ano você poderá ensinar.

Para efeitos de imigração, é necessário você ter cursado uma Universidade reconhecida na Austrália por no mínimo 4 anos e ter feito 45 dias de estágio supervisionado como parte do curso. E precisa de IELTS acadêmico nota 8.

Todo processo está explicado no site do AILTS com detalhadamente os documentos que você precisa para fazer a equivalência (Skill Assessment) em cada uma das áreas: Early Childhood (Pedagogia), Professor Primário, Médio, Secundário e Educação Especial.

Até pensei em colocar os requisitos de cada uma aqui, porém como a legislação muda o tempo todo fica difícil manter esse post atualizado. Sendo assim, fazer saber os requisitos de cada área, entre no site e na aba “migrate to Austrália”, selecione qual o grupo/idade você quer informação. Ai clique em “download application form and guides” para ter acesso aos detalhes. Lá tem inclusive as taxas (média de $2 mil dólares).

Várias universidades brasileiras são reconhecidas aqui an Austrália então vale a pena verificar se a sua é uma delas antes de embarcar para cá. E se sua ideia é mesmo imigrar, você pode começar esse processo do Brasil mesmo. Consulte um agente que consegue ajudar melhor.

Só uma ressalva: se sua intensão é imigrar, o RPL não necessariamente é uma boa opção, mas de novo, melhor consultar um agente de imigração para ver seu caso.

2. Para trabalhar: Porém para trabalhar como professor o órgão competente é ACEQCA. Eles oferecem todas as informações sobre equivalência, legisla em educação, por lá da para acessar as unidades educativas. Aqui nesse link você pode conferir algumas universidades e cursos brasileiros e a equivalência na Austrália.

Dependendo da sua formação, letras, pedagogia a equivalência da formação na Austrália será diferente. As vezes a qualificação é reconhecida como equivalente da Austrália e o processo é simples. Mas pode não ser, se você tem toda sua qualificação feita no Brasil pois o sistema é bem diferente. Existem casos e casos e por isso, é necessário passar pelo RPL.

Recognition of prior learning (reconhecimento do conhecimento pré adquirido) ou Rlp, avalia o seu conhecimento, não só a formação.

Primeiro passo então é entrar no site da ACEQCA. Eles verificarão se a grade curricular do seu curso é equivalente a qual aqui na Austrália, contarão horas de estágio também. Tudo é feito pelo site e todas as informações para o processo estão no site. Se estiver na Austrália e precisar dar um pulo lá para conversar com os funcionários e tirar dúvidas, eles são ótimos e muito prestativos. É necessário IELTS Acadêmico e a nota precisa ser no mínimo 7 em todas as bandas.

Como o processo é difícil, muita gente resolve estudar aqui mesmo. Para saber o que precisa ter para trabalhar com criança em childcare dá uma olhada aqui.

Normalmente Bacharel em Pedagogia terá a equivalência em Bacharel em Educação Infantil. Porém, se a grade de seu curso for muito diferente é possíve que sua formação seja equivalente a um Diploma em Educação Infantil e isso significa que você pode trabalhar em childcare e não escola. Para ser reconhecido como professor, você precisa ter cursado Letras e mesmo assim é difícil. Conheço uma amiga que conseguiu a equivalência, ela estudou Letras na Unicamp. Ela foi reconhecida como Professora Primária.

Aí tem o RPL que pode ser de grande valia, inclusive por ser mais rápido. RPL é definido pelo órgão responsável como o processo que analisa a qualificação formal ou informal de uma pessoa para determinar os créditos que levarão a equivalência dessa qualificação.

Se você tem uma qualificação que não é reconhecida na Austrália, tem experiência prática que quer reconhecer aqui, não quer fazer um curso (Bacharel em Educação, Diploma ou Certificado em Educação Infantil), você se qualifica para o RPL.

Aqui eles avaliam seu conhecimento e experiência (aqui, no Brasil ou em qualquer outro país). Em médica custa $1400 e equivale, em média ao o Diploma in Early Childhood and Care. É um processo mais caro e chato pois avaliam seu conhecimento e não o seu diploma somente. O diploma pelo RPL é como se eu tivesse feito o curso, portanto válido pela ACEQUA.

Processo de RPL irá:

  • Identificar as evidências necessárias
  • Dar feedback para o estudante aos documentos e provas necessárias para o processo
  • Auxiliar nos melhores métodos para juntas provas (certificados, cartas de empregadores, etc);
  • Verificar se as provas são autenticas e resultantes de documentos oficiais;
  • Comunicar as autoridades necessárias do resultado;
  • Determinar se a qualificação é equivalente e em que nível

Após o processo, você saberá qual será a qualificação equivalente e você pode trabalhar na área.

Como o processo é caro e como normalmente a equivalência para Pedagogia, por exemplo, será o Diploma em Early years, as pessoas acabam escolhendo se qualificar aqui e fazer os cursos até porque durante o curso você tem direito ao visto.

Para trabalhar como professor, é necessária a equivalência da sua qualificação pelo ACECQA e a experiência reconhecida e registro no órgão dos professores: TRB. O TRB (Teacher) é como se fosse o MEC da Austrália.

Para dar aula no Ensino Médio (High School), precisa de uma especialização (como no Brasil).

Como o processo é confuso, aconselho fortemente você a procurar um agente de imigração para ele verificar para você o que é necessário.

Para se registrar no TRB é outro processo e como no MEC, deve ser renovado. Cada Estado tem os seus requerimentos então entre no site de cada um para ver certinho. Espero ter esclarecido um pouco e para mais informações verificar os seguintes sites:

http://www.aqf.edu.au/sites/aqf/files/rpl-explanation.pdf

http://www.aitsl.edu.au/assessment-for-migrationhttp

http://www.trb.wa.gov.au/Pages/default.aspx

https://www.vetassess.com.au/

Sobre agências de imigração: uma das tarefas mais difíceis é achar uma boa agência. Quando acho que consigo indicar uma, ouço um relato negativo. Minha dica é: busque referências positivas e leia porque das pessoas não terem gostado pois as vezes são coisas meio absurdas tipo gente que entrega documento faltando ou errado e acha que agência faz milagre. Esses são alguns feedbacks que recebi das agências que trabalham com RLP ou/e equivalência:

  • Domenic Calabro: foi o agente aplicou para o visto 187. Ele é bem desorganizado, mas sabe do que esta falando e nunca tive problema com ele. Tive que ficar no pé, mas fora isso, foi tranquilo.
  • Qualify me: não indico. Tive várias pessoas com relatos que eles não são sérios, e uma amiga pagou metade do valor e eles começaram a pedir uns documentos absurdos. No final ela fez um acordo com eles para ter o dinheiro de volta e não pode publicar nenhuma crítica a eles.
  • Career Recognise: Eles são bem populares no RLP. Recebi revisões positivas deles e algumas recamações em relação ao preço.
  • Skill certified: recebo muitas referências positivas deles, preço bom e de uma amiga assim que ela entregou todos os documentos que eles pediram em três semanas ela estava com a equivalência do diploma na mão.

Qualquer dúvida, é só mandar :).

Anúncios

8 comentários sobre “Reconhecer o Diploma na Austrália: Professor

  1. Gostaria de saber mais detalhes sobre essa sua amiga que fez Letras na Unicamp ter conseguido o diploma reconhecido como Primary Teacher. Teria como conversar com você sobre isso? Bjos, Roberta.

    Curtir

      1. Obrigada pela disponibilidade😊 Eu fiz Letras na UFRJ e depois licenciatura. No guia do site do AITSL diz que é preciso ter um initial teacher training de 45 dias, mas uma agente me falou que eu deveria ter 450 horas. Gostaria de saber como foi com sua amiga. E outra dúvida também é sobre ela ter conseguido um certificado de primary. Letras aqui no Brasil nos habilita a dar aula para fundamental II e ensino médio, que seria a última série do primary e secondary na Austrália, certo? Por que ela não recebeu certificado de secondary? Obrigada pela sua ajuda. Bjos😘

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s