Sistema de Ensino na Austrália

A Austrália é um país que valoriza educação, como a maioria dos países de primeiro mundo. E como em muitos países, há escolas públicas e privadas, do Primário até o Ensino Secundário (dos 5 aos 17 anos).

Escrevi um post sobre informações importantes para você saber quando vier para Austrália com filhos. Para ler, clique aqui.

Uma coisa muito importante a ser dita: é obrigatório que crianças maiores de 5 anos frequentem a escola. Antes disso, elas podem ficar em casa ou ir para Childcare Centres (Escola Infantil). Portanto, se você pensa em vir para Austrália com uma criança a partir dos 5 anos, saiba que ela terá que frequentar escola.

Outra informação importante: a escola só é gratuita para residentes ou cidadãos australianos. Se você é estrangeiro, terá que pagar escola para seu filho, que custa, em média, $6 mil por semestre. Se seu filho não falar inglês, ele terá que ir para uma escola que tenha suporte para crianças que não possuam o inglês como primeira língua para, então, frequentar as aulas em qualquer escola. Sim, é bem caro. Mas, no geral, as crianças aprendem muito rápido o inglês.

Em casos distintos, a criança pode ser equiparada a um estudante doméstico e ter direito à escola pública gratuita. Neste link você pode ver todos os detalhes, as regras e as exceções.

Alguns pontos

Em New South Wales, onde fica Sydney, não há desconto: estudante internacional paga escola para seus filhos. Em Queensland, onde fica Brisbane, e em Victoria, onde fica Melbourne, algumas instituições oferecem cursos com descontos e, às vezes, até uma equiparação, como para um estudante doméstico. Já em Western Australia, onde fica Perth, estudantes cursando MBA, Mestrado e Doutorado terão seus filhos equiparados aos estudantes domésticos; sendo assim, a escola pública é gratuita. A Tasla, colunista de Brisbaine, escreveu sobre os filhos dela na escola.

Resumo sobre o Sistema de Ensino na Austrália

0-5 anos: childcare centre

5-17 anos: escola que pode ser pública, independente, católica ou privada.

17 anos em diante (até onde sua disposição para estudar for): cursos técnicos, e/ou universidade. Pós graduação, Mestrado e Doutorado.

O Childcare (Escola Infantil) tem ajuda do governo para cidadãos ou residentes. Para os estrangeiros, não. A escola pública, como expliquei acima, depende do Estado e do curso que você fizer. O custo médio é $90-$150, por dia, com desconto para período integral.

Quando a criança completa 5 anos, ela, obrigatoriamente, tem que ir para escola. Os pais precisam escolher entre as escolas públicas, particulares ou católicas.

As públicas são de “graça”. Coloquei entre aspas porque é esperado dos pais uma contribuição anual que pode variar muito. Já ouvi que pode variar desde $3 mil até $20 mil por criança. Para estudar nas escolas públicas você precisa morar na área chamada “catchment area”. Muitas famílias compram casas de acordo com a localização das escolas para que seus filhos possam estudar nas melhores escolas públicas. Acaba-se criando comunidades mais próximas, pois como as crianças moram perto, a convivência fica mais fácil.

Nas escolas particulares não é necessário morar no bairro da escola. Mesmo não tendo que morar no bairro, aqui em Perth, pelo menos, as pessoas não moram longe das escolas não; eles mudam para perto. O valor das escolas privadas pode variar muito, mas elas chegam a ser bem caras ($50 mil/ano), de acordo com sua tradicionalidade e nível de ensino.

As católicas são o meio termo. São escolas privadas, mas com um preço bem mais acessível.

O Home Schooling (educação em casa) não é tão popular, mas é uma alternativa. Existem até órgãos do governo que passam o currículo para os pais que queiram educar seus filhos em casa. Alguns sites para pesquisar sobre essa opção estão disponíveis abaixo no final do post.

Ao sair da escola, a pessoa escolhe entre ingressar em uma universidade ou alguns cursos técnicos, mais conhecidos como TAFE. A escolha pode variar muito, pois depende da profissão, condição financeira. Tem profissões que um TAFE é mais que suficiente para ter uma profissão e uma boa qualidade de vida. Isso é uma das coisas que mais amo na Austrália, essa equidade. Você pode começar algumas profissões com um TAFE e aí, se quiser, no futuro, fazer uma universidade (contabilidade é uma delas).

As universidades na Austrália são todas pagas, até as públicas. Não existe universidade de graça. Como nos Estados Unidos, o governo fornece aqueles empréstimos de longo prazo para os estudantes com taxas baixas e que só se começa a pagar quando o graduado conseguir um emprego na área e estiver ganhando um valor mínimo mensal. Os critérios para entrar são baseados no desempenho escolar. Cada universidade tem os seus próprios critérios que podem ser encontrados em seus sites.

Para saber mais sobre Universidades na Austrália clique aqui. Escrevi um post bem detalhado sobre isso, com sites que pode ajudar quem está procurando por uma.

Para mais informações sobre Home school: Home School Australia e Better Education Australia.


12 comentários sobre “Sistema de Ensino na Austrália

  1. Interessante essa questão do Tafe… ouvi falar que na Austrália boa parte da população não possuem curso superior, porém disponibilizam de boa qualidade de vida com condições financeiras suficientes para tal….
    Agora no Brasil, o que estou percebendo é que os diplomas estão ficando cada vez mais irrelevantes, uma vez que maioria dos graduados sequer trabalham na área de formação. e muitos que atuam não desempenham atividades pertinentes às suas potencialidades. Basicamente se limitam a atender procedimentos operacionais de empresas ou instituições.

    Curtir

  2. Nosso maior medo é com as crianças, estamos muito pensativos quanto a isso, queremos ir e ao mesmo tempo não sabemos como lidar com os pequenos (4 e 6 anos).

    Curtir

    1. Ola, sim é uma escolha bem difícil que requer planejamento. Pesquisem bastante e tenham planos b, c e d. O de 6 tem que ir para escola e custa caro.
      Mas não desista, pois dá certo.
      Boa sorte,
      Aline

      Curtir

  3. Ola. Uma informacao. chegaremos em QLD em Dezembro. meu filho mais velho tem 5 anos. ë obrigatorio que ele estude ou somente quando completar 6 anos? poderia me ajudar. obg

    Curtir

  4. Ola, ótimas informações. No caso de pais brasileiros quiserem optar pelo homeschooling na Austrália, ao inves de matricular os filhos em uma escola. Vocês tem alguma sugestão de site que informe o processo? Se os pais precisam registrar os filhos, ou se os mesmos precisam provar um certo grau de proficiência na língua (para ensinar), ou se é necessário contratar um professor nativo….

    Curtir

Deixe um comentário