10 razões para morar na Austrália

Não é segredo para ninguém o que penso da Austráia. É um país fantástico para viver, multicutural, me sinto em casa, muito bem recebida e tenho uma identidade forte com a nossa vida aqui. Tenho muito orguho e gratidão pelas escolhas na vida que me trouxeram até aqui onde estou. Nesse post vou listar 10 razões para se mudar para Austrália.

1. Qualidade de vida: o que eu quero cobrir talvez seja melhor explicado como “vida simples”. Não é preciso muito para viver bem aqui. Com qualquer emprego, na sua área de formacao ou não, você ganha suficiente para ter uma vida decente. Como as coisas são muito caras aqui, eh possível que você não fique rico, mas dá para viver bem: paga-se o aluguel, supermercado, luz, agua, sua internet, mantem o carro e ainda sobra pra passear. A segurança é incrível, voce poder andar na rua sem pensar em olhar para os lados, as pessoas deixam coisas na frente da casa sem medo de ser roubado. E a segurança em geral no sentido de se sustentar, se tudo der errado sempre voce pode recorrer a empregos “alternativos” como garçonete, e conseguir viver de boa, o que eh impagavel. A qualidade de vida é uma combinação de todos os próximos itens. Educação e Saúde pública são, em geral, muito boas.

DSC06905
Um ano sem carro em Perth

2. Igualdade social: não existe o abismo entre as classes sociais que existe no Brasil. Claro que existem classes sociais, mas no mesmo bairro, por exemplo, em uma casa mora um Diretor de empresa, três casas depois um pedreiro. Existem sim bairros mais caros, claro, mas em geral é bem democrático. No meu trabalho consigo ver a profissão dos pais: tenho pais médicos, advogados, professores, pedreiros, marceneiros, garçom, operador de escavadeira. E o mais legal é que todo mundo convive junto sem a menor discriminação. Estava ontem mesmo conversando com uma mãe e ela comentou que esse final de semana eles vão na casa do jardineiro deles que é brasileiro comer churrasco.

3. Você pode ser o que quiser, profissionalmente falandor: Ligado aos dois pontos acima, você pode ter a profissão que quiser e será respeitado igual. Eu amo, amo isso aqui. No Brasil há muito preconceito em relação as profissões. Não fazer Universidade é algo impensável, imagina se o sonho da sua vida é ser ator ou mecanico de carro? As pessoas perguntam qual sua profissão como se ser ator fosse um hobby. Eu acho isso extremamente bizarro. Adoramos ouvir música, ver filme e novelas mas ter ator e músico na família não conta. Aqui não. Você pode ser o que quiser mesmo, e fazer universidade é algo para poucas profissões, aquelas que realmente necessitam de universidade, como médicos, enfermeiros, advogados, professores. Com um curso técnico você tem uma profissão e vive bem a vida toda e tem um salário digno. Em alguns casos ganha mais (bem mais) do que alguem com curso superior. Bons eletricistas e encanadores aqui ganham o mesmo que gerentes de empresas…

4. Vida ao ar livre: Os australianos amam esporte. Todos os dias você vê muita gente se exercitando nas ruas e nos parques e nas praias. E muito cedo. As cidades tem bastante infraestrutura para esportes, quadras publicas, ciclofaixas, praias lindas, equipamentos de academia de graça nos parques, muitos eventos esportivos, rios que cortam as maiores cidades e onde se pode fazer remo. Muito comum as pessoas irem de bicicleta para o trabalho, que normalmente tem chuveiro, armários. Além disso, acampar é muito popular. Existem campings diferentes, desde os tradicionais sem estrutura até os que tem um lugar pra voce armar sua barraca mas que tem banheiro e inclusive piscina em volta. É uma opção barata de viajar (hospedagem aqui é muito caro) e muito legal para família ficar em contato com a natureza.

DSC05356
Pessoas velejando no rio que corta a cidade, Rio Swan

5. Clima: muito parecido com o Brasil, já que Perth esta na mesma latitude de Porto Alegre. Quente no verão e frio no inverno temperatura amena, com invernos curtos e bastante sol. Sydney, por exemplo, possui em média 300 dias de sol por ano, Perth 330. O quente é bem quente, aqui em Perth chega há 44C e como estamos perto do deserto o clima é bem seco, e um inverno com chuva, que chega a mínima de 5C. Nada daqueles climas extremos da Europa. Tem neve na Austrália, mas você precisa ir até ela. Em Sydney nas Blue Mountains, em Camberra também tem neve. Melbourne tem temperaturas mais extremas até no mesmo dia. Lembro que um taxista falou quando estava lá: não gostou do tempo em Melbourne, espera 5 minutos. Parece São Paulo. Brisbane é a mais quente das grandes cidades e com grande umidade e muito mais chuva, no inverno dificilmente fica abaixo dos 15 pelo que ouvi (apesar de nunca ter ido pra la).

unnamed
Quase nada quente no verão

6. Segurança: claro que existe criminalidade mas nem compara com o Brasil. Em geral os crimes são de oportunidade e focados so em bens, não envolvendo violência. Furtos, assaltos a casa e os bens dentro dos carros são muito comuns. Raro levarem o carro. No verão, recebemos uma recomendação da polícia para trancar a casa a noite para evitar roubo. Sim, como é muito quente as pessoas dormem com portas e janelas abertas. Muita gente deixa o carro destrancado na rua. Algumas pessoas deixam ate a janela aberta… Aqui em Perth tem bairros mais perigosos que outros, mas em geral a cidade é muito segura. A Austrália é. Nada de insegurança ao andar na rua, pode usar o celular em qualquer lugar, ler no ipad no trem, trabalhar com seu Mac na praca. A segurança dá uma sensação incrível de liberdade.

7. Equilibrio entre vida pessoal e profissional / Jornada de Trabalho (work life balance): Trabalho pode ser incrivemente flexível na Austrália. Primeiramente, com exceções de consultorias, bancos de investimento e outras profissões em que se trabalha muito por natureza, a maioria tem horário definido, e ele é respeitado. Outra coisa é que raramente cliente ou seu chefe entrará em contato contigo fora das horas de trabalho. A vida pessoal é bem respeitada e o tempo com a famíia valorizado. Em muitos lugares, ficar mais tarde é mal visto, como se você não desse conta de trabalhar nas horas normais por ser pouco eficiente. Muito comum trabahar meio periodo, especiamente para pais que querem passar mais tempo com seus filhos. Já conheci diretoras de empresa que dividiam o cargo com outra diretora tambem meio periodo, cada uma cobrindo a funcao metade da semana.

8. Belezas Naturais: é o que não falta nesse país tão lindo. Praias, montanhas, deserto, neve, lagos, mar. De lugares como Uluru, uma pedra gigante no meio do deserto, como praias maravilhosas em Esperance com água azul turquesa e areia branca até as montanhas de Kimberley ou a barreira de corais.

DSCN0478
Uma praia mais linda que a outra

9. Multiculturalidade: A Austrália é um país muito multicutural. Escrevi um post sobre esse assunto. Você conhece pessoas de países que nem sabia que existiam, como Butão. Em Perth 35% da população não nasceu aqui. Mais de 50% do pais tem pelo menos um dos pais nao nascidos na Australia. Ásia, Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Nova Zelandia, América do Sul e Central, África… Tem gente do mundo inteiro. Comum andar pelo centro da cidade e ouvir vários idiomas diferentes.

IMG_0517
Alemanha, Suiça, Cingapura, Itália, Brasil, Japão, Austrália

10. Idioma: embora o inglês australiano seja único e com um sotaque complicado, é inglês e universal. Diferente de mudar para Holanda ou Bélgica que o idioma local é super difícil de aprender. E como em todo país, quanto maior sua fluência no idioma local, maiores as suas chances de sucesso. Outra coisa é que se você vem passar uma temporada aqui, o inglês é usado tambem no Brasil, então sempre bom melhorar.


11 comentários sobre “10 razões para morar na Austrália

  1. Oi, td bem? Acho que já li algo a respeito das pessoas mais velhas quererem ir para a Austrália e não conseguirem. Há mesmo ainda limite de idade para se tentar uma colocação no mercado de trabalho na Austrália?

    Curtir

    1. Ola, obrigada por acompanhar o blog.
      Então, para se recolocar no mercado não. Vejo muita gente mais velha recomeçando a vida aqui. O difícil é residência/ cidadania. Diminui a nota necessária para residência por skill, mas existem caminhos como se por exemplo, seus filhos estão aqui (metade deles) e eles são residentes.
      Boa sorte 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, gosto muito do seu blog, já fui a Perth quando meu filho estudava lá pelo Ciências sem Fronteiras, me apaixonei por aquela cidade. Meu marido é Técnico em Mecânica de automóveis importados, tem experiência de mais de 25 anos, só que ele já tem 52 anos, eu sou formada em Pedagogia e meu filho está se formando em Engenharia Civil. Nosso sonho é irmos os três viver na Austrália, mas a idade é o que pega. Você tem algum dica para nos dar? bjos!

    Curtir

    1. Oi Rosana, tudo bem? Obrigada por acompanhar o blog :-).
      Olha a idade é bem relativa aqui, as pessoas se recolocam no mercado com qualquer idade. MInha dica é vocês procurarem uma agência de imigraçào para passar exatamente as chances de vocês. Eu Não entendo muito de visto nem de imigração eles podem te ajudar muito mais. Boa sorte,
      Abraços

      Curtir

  3. Ai, ai. Uma das coisas que mais me arrependo na vida, foi não ter tentado mudar para a Austrália, mas há cerca de 25 anos atrás, logo após me formar, não tinha filhos, no inicio de vida profissional,… Hoje, perdi totalmente o timing. Só me resta esperar aposentadoria e tentar passa-la por aí, com a menor preocupação possível com sobrevivência financeira.

    Curtir

    1. Oi Francisco, a Austrália é um país maravilhoso mesmo. Difícil avaliar, pois a residência permanente não é tão fácil de conseguir e requer muitos sacrifícios. Muita gente acaba voltando pro Brasil porque não aguenta mais trabalhar em outras áreas e não vê perspectiva para trabalhar na própria área aqui. Não é fácil mesmo.
      Quem sabe no futuro você não volta para abrir seu negócio? Ou para passear?
      Abraços obrigada por ler o blog 🙂

      Curtir

  4. Olá
    Estou querendo sair do Brasil para um futuro para minha filha q tem 3 anos e eu e meu marido ambos temos 32. Sou formada em educação física e ele trabalha como analista bancário. Gostaria de ajuda para imigrar para Australia.

    Curtir

    1. Olá Mayra, obrigada por acompanhar o blog.
      Se sua intensão é imigrar para Austrália, melhor pessoa para te ajudar é um agente de imigração. Eles são profissionais competentes e tem conhecimento dos caminhos para imigração.
      Boa sorte,
      Aline

      Curtir

Deixe um comentário