Biblioteca de brinquedos ou brinquedoteca

Bem, se você acompanha meu blog sabe bem que eu amo e sou bem engajada em sustentabilidade. Fralda de pano, bota-fora, comprar coisas usadas, reutilização, reciclagem, educação ambiental, vida na antureza.

Estava um dia no trabalho e conversando com minha chefe sobre opções de tornar a escola mais sustentável. Temos horta, painel solar, tomamos cuidado com a luz e água entre oytras e, ela disse: e se pegarmos brinquedos da biblioteca de brinquedos?

unnamed (2)
Biblioteca de brinquedo do meu bairro
unnamed
biblioteca de brinquedos

Biblioteca de brinquedos? Sim. Ela me explicou e assim que cheguei em casa fui pesquisar mais. Cada prefeitura tem um, na maioria dos bairros.

O conceito é muito legal. Você paga uma anuidade de $70-90 e precisa se voluntariar uma vez no ano para trabalhar por duas horas na biblioteca de brinquedo. Ai  os dias que abrem, normalmente aos sábados por duas horas, você vai até a biblioteca e escolhe os brinquedos que quer pegar emprestado.

Algumas semanas atrás eu trabalhei na biblioteca de brinquedos e cumpri minha obrigação anual com a prefeitura. O trabalho é tranquilo e até bom porque eu conheci mais pessoas do bairro e mais os brinquedos disponíveis.

As regras mudam de uma biblioteca para outra, mas em geral você pode pegar três brinquedos por vezes e ficar de 2 a 4 semanas com ele em casa. Ai é só levar de novo, devolver e pegar mais.

Quem tem criança sabe o quanto eles enjoam rápido dos brinquedos. Dessa forma, sempre há uma rotatividade, novidades e a criança é responsável pelo brinquedo e por devolver. Então não rola uma possessividade. O brinquedo não é dela, é emprestado.

Outra coisa que se estimula é a criança poder escolher com o que ela quer brincar e que ela realmente gosta.

O senso de comunidade, cuidar do brinquedo e devolver na data, ajuda no senso de responsabilidade e de sentir que temos que tomar conta dos brinquedos pois são nossos também.


2 comentários sobre “Biblioteca de brinquedos ou brinquedoteca

  1. Oi Aline! Que idéia ótima a da brinquedoteca, estou morando em Perth há alguns meses e quero fazer um trabalho voluntário, você sabe se eu poderia me voluntariar numa brinquedoteca mesmo sem ter o interesse em emprestar brinquedos? Estou morando em West Perth. Sempre leio seus posts! Um grande abraço

    Curtir

    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Obrigada por acompanhar o blog. Eu não sei mas acredito que sim. Da um pulo em uma brinquedoteca no final de semana e fala com eles. Ou liga na sub prefeitura de west perth, deve ser Subiaco? E eles devem ajudar mais. Não tem porque não.
      Ótimo dia :-).
      Abraços

      Curtir

Deixe um comentário