Cursar um Mestrado ou Doutorado na Austrália

Então, após tanto sufoco para tirar a nota alta do IELTS, chegou o dia de aplicar para o Doutorado. Na verdade, como escrevi no post sobre Universidades, a ideia original era o Mestrado. Se você está pensando em vir para a Austrália estudar um Mestrado ou Doutorado, a primeira coisa que tem que ter em mente é o IELTS. Antes de pensar em supervisor, documentos para traduzir, e os valores: você precisa tirar uma nota alta no IELTS.

O IELTS que se faz para Mestrado ou Doutorado é o Acadêmico. Em geral, a nota exigida pelas universidades é pelo menos 6,5 na média, e não menos que 6 em nenhuma banda. Dependendo da área pode ser mais. Em educação na UWA (University of Western Australia), por exemplo, tem que tirar 8 na média, com nenhuma nota menor que 7,5. E não entendia porque a nota tinha que ser tão alta…. até começar o Doutorado. Mas já falo disso. IELTS tem validade de 2 anos, o que significa que você tem até 2 anos para se inscrever na Universidade.

Bem, vamos supor que você já tirou a nota do IELTS. Próximo passo: pesquisar as universidades. Essa é uma etapa muito importate, pois cada Universidade tem uma área em que é forte. Isso descobri indo nas Universidades em Perth. Em educação, a ECU é a melhor. Tecnologias e Engenharia, a Curtin. UWA em Direito, Medicina. Murdoch em Ciências, Veterinária, Sustentabilidade. Isso é muito geral. A melhor forma de saber qual universidade é para você? Entre nos sites, mande email para os International Office, entre nos sites de busca de emprego, procure os rankings de universidades e desérticos publicamos, e ache pessoas que trabalham na sua área e veja em qual Universidade eles se formaram. Procure grupos no facebook de alunos ou ex-alunos e converse com eles.

IMG_5270

 

O seu meio de comunicação com a Universidade será através do International Office. Eles são muito atenciosos e pacientes (digo por mim), e respondem todas as perguntas, ajudam a preencher os formulários, dão dicas.

Após escolher a universidade é hora de achar um supervisor. Ai você pode: pedir ajuda para o International Office ou entrar no site da universidade, achar os especiliastas na sua área e entrar em contato direto com eles. Esse é um ótimo caminho, pois você já começa a criar um relacionamento com a pessoa que terá mais convívio durante seus estudos. Se você pedir ajuda para o International Office, eles pedirão para você preencher um formulário com o seu tema mais elaborado para ver a área e qual professor estaria interessado.

Agora é a hora de preparar os documentos para aplicar. A lista de documentos pode variar de universidade para universidade, mas em geral são esses:
1. Cópias autenticadas de históricos escolares (e aqui eles falam em ‘academic records’), principalmente os que tem relevância para seu tema e área de estudo. Embora a universidade peça cópias autenticadas, muitas Universidades aceitam documentos digitalizados. Mas se você vai aplicar daqui, traga os documentos. Você vai precisar também de tradução juramentada para o inglês dos históricos.

Histórico escolar é: diploma e histórico do Bacharel, MBA’s, Cursos, Pós graduações

IMG_2344

2. Curriculum Vitae: capriche bem, coloque detalhadamente quais as qualificações e experiência relevantes para sua pesquisa.

3. Projeto de pesquisa (300-500 palavras)

4. Certidão de Nascimento e passaporte

5. IELTS ou outro teste que comprove a proficiência na língua

6. Duas referências acadêmicas

Todos os documentos tem que ser traduzidos por um tradutor juramentado.

Após estar com todos os documentos em mãos, é só enviar para a universidade através do International Office e esperar. A confirmação vem através de uma ‘Letter of Offer’ (oferta da universidade) e lá conterá todos os detalhes: prazo para aceitar, valor das taxas, condições especiais, se tiver.

E aqui vamos para algumas outras dúvidas:

  • quanto custa: caro. Em média $20-30 mil doláres por ano. Se for uma área que precise de laboratório pode chegar a $60 mil por ano. Residentes ou Cidadão australiano não paga o Doutorado;
  • Bolsa de estudos: muito concorridas para estrangeiros. O site das universidades tem uma lista de todas que eles oferecem. Normalmente, o estudante que tem mais publicação tem mais chances.
  • Estrangeiros que precisam do visto para morar aqui garantido pelo estudo / universidade só podem estudar período integral.
  • Para os estudantes que tem filhos, se você se inscrever em um Mestrado ou Doutorado, algumas universidades tem acordo com o governo e seus filhos poderão estudar nas escolas públicas como um estudante doméstico, ou seja, sem pagar nada.

Como é fazer um Doutorado aqui?

Aqui volto para o ponto da nota alta no IELTS. Escrever em inglês acadêmico, nível Doutorado, é muito difícil. A Universidade tem vários cursos e oferece ajuda para os Doutorandos, mas não deixa de ser muito difícil. Fazer doutorado é solitário. Basicamente é você, os livros e seu supervisor. Por isso, o relacionamento com o supervisor é tão importante.

O primeiro semestre/ano (semestre se você estuda em período integral e ano se meio período) é para elaborar a candidacy (candidatura). Basicamente, é escrever detalhadamente o seu projeto, que gira em torno de uma pergunta que seu projeto vai responder, explicar como deseja responder a essa pergunta, e demonstrar o ‘gap’ da Literatura e relevância e exclusividade do seu tema. Horas, horas e mais horas sentado em bibliotecas escrevendo e lendo.

Assim que termina a candidacy, tem que submeter para uma banca avaliar. Algumas Universidades exigem apresentar para uma banca, outras somente enviar o documento. Aprovada sua candidatura, começa o Doutorado propriamente dito. O produto final dele é uma tese.

Alguns sites para pesquisa:

STATE / TERRITORY UNIVERSITY NAME LOCATION OF
MAIN CAMPUS
Australian Capital Territory The Australian National University Canberra
University of Canberra Canberra
New South Wales Australian Catholic University Sydney
Charles Sturt University Albury-Wodonga
Macquarie University Sydney
Southern Cross University Lismore
The University of Newcastle Newcastle
The University of New England Armidale
The University of New South Wales Sydney
The University of Sydney Sydney
University of Technology Sydney Sydney
University of Western Sydney Sydney
University of Wollongong Wollongong
Northern Territory Charles Darwin University Darwin
Queensland Bond University Gold Coast
Central Queensland University Rockhampton
Griffith University Brisbane
James Cook University Townsville, Cairns
Queensland University of Technology Brisbane
The University of Queensland Brisbane
University of Southern Queensland Toowoomba
University of the Sunshine Coast Maroochydore
South Australia The University of Adelaide Adelaide
Flinders University Adelaide
University of South Australia Adelaide
Tasmania University of Tasmania Hobart
Victoria Deakin University Geelong
La Trobe University Melbourne
Monash University Melbourne
Royal Melbourne Institute of Technology Melbourne
Swinburne University of Technology Melbourne
University of Ballarat Ballarat
The University of Melbourne Melbourne
Victoria University Melbourne
Western Australia Curtin University of Technology Perth
Edith Cowan University Perth
Murdoch University Perth
The University of Western Australia Perth
The University of Notre Dame Fremantle

http://www.australianuniversities.com.au/

Uma coisa a considerar quando se tem filhos, tanto em relação a universidade quanto ao Estado que vai morar, é quem tem acordo com governo para escola das crianças maiores de 5 anos ser de graça. Explico: varia de Estado para Estado quais benefícios se tem em relação a escola para filhos. Crianças mais velhas que 5 anos tem que obrigatoriamente ir para escola. Alguns estados tem convênio com Universidades e oferece escola de graça. Para mais detalhes clique aqui.

Tendo mais dúvidas é só mandar :-).

See ya,

 

 

 


34 comentários sobre “Cursar um Mestrado ou Doutorado na Austrália

  1. Olá Aline,

    Tudo bem ? A pessoa tem que estar muito certa da sua escolha e disposição tanta financeira quanto de dedicação !
    Tem meu respeito ! É incansável na busca de conhecimento .
    Excelente post , mas estou sentindo falta de posts por aqui !

    Abraço

    Curtir

  2. Olá Aline, tudo bem?
    Parabéns pelo doutorado, UAU!
    Aline, no caso do mestrado eu também preciso ir atrás de um supervisor? E eu já tenho q ter um projeto de pesquisa? Pergunto porque me formei em 2010 e desde então estou apenas trabalhando.
    Muito obrigada!
    Uiara (uiara29@hotmail.com)

    Curtir

    1. Oi Uiara, Você tem que ter pelo menos uma ideia do que irá pesquisar sim.
      Até porque para aplicar precisa apresentar um pré projeto. Talvez o primeiro passo para você seja pensar em um projeto de pesquisa. E dai para frente as coisas se ajeitam. Pode ser bem genérico e não se preocupe porque vai mudar muito durante a pesquisa.
      Com em mente, ai você vai atrás de um supervisor e sim é obrigatório ter um.
      Se precisar de ajuda quando decidir o tema, só mandar (aline.yepoz@gmail.com).
      Abraços

      Curtir

      1. Olá Aline!
        Irei precisar de ajuda sim, mas por enqt estou focada no IELTS, inicialmente tentarei a residência pelo Skilled Migration, caso eu não obtenha a pontuação necessária ai focarei no mestrado.
        Muito obrigada e obrigada por tds as dicas no blog!!!

        Beijão e até breve!
        Uiara.

        Curtir

    1. Ursula, eu não disse que não paga pós graduação, mas doutorado (Phd). Pós graduação, residente ou cidadão paga menos que estrangeiro mas paga sim. Só entrar no site das universidades que está lá.

      Curtir

  3. Olá, Aline, tudo bem? Tenho duas dúvidas: Nenhuma universidade aceita que estrangeiros estudem part-time e concluam o curso em 4 anos? Tem mesmo que ser full-time? (Eles não querem que a pessoa trabalhe e estude ao mesmo tempo, provavelmente). E a outra dúvida: você acha válido enviar as ementas/programa de todas as disciplinas cursadas na universidade? Traduzir tudo sairia bem caro, mas pergunto isso, pois minha situação é meio única rs… Eu me transferi para outra universidade no último período (10º) do meu curso de Arquitetura e Urbanismo. Possuo o diploma e o histórico dessa faculdade onde me formei. Portanto, todas as disciplinas que cursei na faculdade anterior constam como “ISENTAS” nesse histórico. Eu até possuo o histórico da faculdade anterior, mas as disciplinas do 9º período constavam como “CURSANDO” na época, e não como aprovadas. Não consigo obter nova documentação, pois essa faculdade já não existe mais. Será que enviar o diploma e o histórico da facul que me formei é suficiente, mesmo constando que fiz transferência e as disciplinas estarem isentas? Quem você recomenda que eu converse sobre isso, para me aconselhar?

    Curtir

    1. Oi Allan, tudo bem?
      Então, você pode sim cursar part-time, contanto que não precise do visto pela universidade. A imigração australiana exige que vc esteja cursando um curso full-time para ter direito a visto de estudante. Vc pode trabalhar meio período cursando mestrado, eles querem que você se dedique ao curso.
      Sobre sua segunda pergunta, eu não sei, entra em contato com as universidades que elas podem te ajudar. Não sei se você teria problema não. Talvez uma agência consiga te ajudar mais. Posso te passar o contato de uma agência, se quiser.

      Curtir

  4. Oi Aline, é verdade que o doutorado não tem aula nenhuma, só pesquisa? Fiquei na dúvida pq estou pensando em ir com PR e trabalhar como professora. Acho que seria mais fácil uma cidade do interior, mas as faculdades que me interessei estão nas cidades grandes. Então queria saber se é possível morar longe da faculdade, e encontrar o orientador quinzenalmente ou via skype. Obrigada

    Curtir

    1. Oi Emilia, tudo bem?
      Sim, Doutorado nào tem aula. Não sei da possibiidade de fazer remoto, mas levando em consideração minha experiêncvia não vejo porque não. Eu via minha supervisora semanalmente, mas depende do tema, da a’rea e do orientador.

      Curtir

  5. Olá!

    Tenho pesquisado sobre doutorado no site das universidades mas quase não encontro cursos, encontro mais de mestrado. To achando isso estranho… teria como me ajudar?

    Curtir

  6. olá tenho uma grande dúvida….também quero fazer mestrado na australia, tem até um programa de bolsa chamado Endevour que quero participar, porém um dos requisitos é o aceite da faculdade, mas nos requirimentos do mestrado que quero eles não aceitam diploma de graduação brasileiro, antes do mestrado EU DEVO fazer um bacharelado lá e depois tentar o mestrado….como vc conseguiu com seu diploma de graduação brasileiro fazer o doutorado aí?
    as faculdades que pesquisei foram University of meuborne e university of sidney….quero tanto fazer o mestrado nem que não consiga bolsa, porem não quero fazer outra graduação de 3 ou 4 anos lá….grata!!

    Curtir

    1. Talita, tudo bem?
      Olha, eu nunca tinha ouvido essa informação sobre a graduação. Eu começei um PhD, cursei um ano e fiz universidade no Brasil. Não tive problema nenhum no reconhecimento dos meus documentos. Você entrou em contato com o ÏNternational Office”?

      Curtir

      1. Olá Aline! tudo bom? Então, quando eu fui pesquisar o mestrado ou doutorado que quero, no próprio site das Universidades eles tem um campo com requisitos…daí tem uma parte com requisitos só para brasileiros….e pedem estas exigências do diploma ser de outro pais ou da austrália…..e como entro em contato com o International office? para que este serve? grata pela resposta..

        Curtir

      2. Entra no site das universidades e pesquisa Ïnternational Office”. Acha o email do responsáve, manda e faz as perguntas que tiver. Eles são as pessoas chaves na sua aplicação e documentação. Faz sentido?

        Curtir

  7. Oi Aline, tenho interesse no doutorado na Austrália em comunicação ou relações internacionais. Você gostou do nível dos orientadores, eles exigem demais? E bolsas para doutorado são realmente difíceis? Acha que dá pra conciliar com trabalho ou o programa é muito puxado? Obrigada desde já.

    Curtir

    1. Ola Thais, tudo bem?
      Eu adorei e achei meus orientadores ate exigentes demais. Apanhei com o ingles academico. Bolsas para residedentes ou cidadao australianos nao sao tao dificeis nao. MAs para estrangeiro sao bem concorridas.
      Sobre conciliar trabalho com estudo, depende do quanto voce eh disciplinada. Se conseguir estudar mesmo no tempo livre, da sim. Mas ‘e de cada um.
      Boa sorte,
      Aline

      Curtir

  8. Ola, boa noite
    sou brasileira e estou terminando mestrado em Portugal, curso de Educação Física….
    ando procurando doutorado na Austrália… eu não posso ter nenhuma nota do mestrado abaixo de 7.5?? aqui em Portugal as avaliações valem 20 e a media é 10…então ficou um pouco confuso pra mim
    o doutorado nao permite que eu trabalhe?? eu seria dependente do visto para morar no pais!
    normalmente em que mes ocorrem as incrições e inicio das aulas?? e as ferias??
    estou me preparando para ir em dezembro de 2019
    Eu percebi que os doutorados são sempre muito caros… eu consigo ganhar um bom dinheiro trabalhando part-time e pagar??? (porem estou tentando ir com 40 mil reais, mas pelo que vi por ano eu pagaria 36 mil dólares)

    obrigada pela ajuda com as questões e boa sorte !!

    Curtir

    1. Olá Larissa, tudo bem?
      Cada universidade tem as suas regras quanto ao ielts, e do histórico escolar que você precisa, quanto ao trabalho, bolsa de estudo. Você precisa entrar nos sites, entrar em contato e ver quais as regras de cada uma. Eu, pessoalmente, não fiz mestrado e passei no doutorado, por isso que estou falando que cada universidade tem sua regra :).

      Normalmente a nota é alta sim, você precisa dominar o idioma para escrever a tese.

      Doutorado é muito flexível quanto a tudo, data de início, férias. Você terá alguns prazos mas em geral é bem flexível.

      O preço é esse mesmo. Da para trabalhar mas você precisa se dedicar ao estudo então precisa ver no que trabalharia. Uma alternativa são as bolsas de estudo. Veja com as universidades que pode ser uma boa para ti 🙂

      Não sorte
      Aline

      Curtir

  9. Que maravilha achar esse post!!!!
    Aline obrigada! Procurei muito e tem poucas informacoes assim mais detalhadas.
    Vou acompanhar e favoritar tudo kkk.

    Uma pergunta inicial é possivel iniciar sem bolsa (ja que é concorrido) e depois aplicar p bolsa?
    Conhece algum blog ou canal de alguem que curse doc Aí na área de ciências sociais ou saude p me indicar?
    Daí faço minha listinha de perguntas kkkkk

    Curtir

    1. Oi Luciana, tudo bem? Que bom que você achou o blog.
      Acho que tem muita informação por ai, mas relato pessoal é mais difícil

      Sim, é possível. Você pode aplicar para bolsa em qualquer momento do curso. Não conheço, mas entra no grupo “Brasileiros na Austrália” no facebook, talbvez encontre alguém lá :).

      Curtir

  10. Olá
    Tenho muita vontade de ir para a Austrália também, atualmente estou cursando mestrado no Brasil, minha área é Linguística. Gostaria de saber se você sabe algo sobre estudos lingüísticos na Austrália? Se há facilidade por exemplo para trabalhar como professora de línguas (espanhol, português..). Também se não for pedir demais, se poderia entrar em contato comigo por e-mail pra que eu pudesse tirar mais dúvidas. Obrigada!!!

    Curtir

  11. Oi Aline tudo bem? Gostaria de saber se para o Doutorado eu preciso ter artigos publicados, pois terminei meu Mestrado no Brasil mas ainda não publiquei o artigo.

    Curtir

    1. Oi Ana, depende da Universidade, cada uma tem um critério. Eu fui recusada em uma porque não tinha artigos publicados mas para a outra o que fez diferença foi a minha experiência em pesquisa.
      Porém, Para bolsas de estudos faz bastante diferença sim. 🙂

      Curtir

  12. Oi Aline, tudo bem? Eu tenho lido vários posts seus. O seu blog é bastante completo e tem me ajudado muito, já que estarei em Perth daqui a alguns meses pois meu marido conseguiu uma oportunidade de trabalho na Universidade de Murdoch. A princípio eu vou aproveitar pra aperfeiçoar o inglês, mas depois disso não sei bem o que fazer. Há sete anos Sou professora de biologia aqui no Brasil e terminei o mestrado em educação. Pretendia começar o doutorado aqui antes de saber da viagem. Em perth, não sei se me dedico a conseguir o registro para dar aula ou se me dedico a um doutorado. A minha pergunta é: depois que você terminou seu doutorado, surgiram melhores oportunidades de trabalho? Ou seja, o doutorado é valorizado nesse sentido?

    Curtir

    1. Oi Tatiane, tudo bem?

      Essa não é uma pergunta fácil de responder. Depende em que área você quer trabalhar. As vezes o Doutorado pode atrapalhar pois de acordo com a legislação há um minimo a se pagar de acordo com experiência, qualificação, etc. Então dependendo de onde você for trabalhar mais atrapalha que ajuda. Faz sentido?

      Curtir

Deixe um comentário