Outono em Perth e os Cockatoos

Outono é uma estação incrível em Perth. O calor sufocante vai aos poucos dando espaço para a chuva. Os 40C mudam para os 20C com alguns dias mais quentes. O céu azul e o friozinho chegando.

Perth é uma cidade tão quente, que faz as meia estações serem as minhas preferidas. Tem anos que prefiro a primavera, mas o outono também é demais. Acho que faz tanto calor no verão que um frio é tão bem vindo…. Como ainda não começou a chuva chata do inverno, mil atividades pela cidade. Festivais de vinho, de comida, shows.

O verão é bem seco. Aos poucos, as árvores voltam a ter cores para o laranja avermelhado. Abril é um mês que chove bastante, o que ajuda as plantas voltarem a vida. A grama nasce novamente, as flores brotam. O cheiro das plantas nativas é uma delícia. O céu continua azul, como no verão, mas ao invés daquele clima abafado, um ventinho gelado.

Uma coisa que acho o máximo é a migração dos cockatoos. No verão ouve-se muito o som do corvo que tem de monte aqui. É um barulho que parece alguém reclamando. Alto para danar.

Quando o frio começa a chagar na cidade, vem os cockatoos. Duas espécies de Cockatoo preto de cauda branca que são endêmicos da Western Austrália, Baudin’s Cockatoo and Carnaby’s Cockatoo. Eles vão e voltam da Swan Coastal Plain o qual eles se alimentam no verão e para o Wheatbelt onde eles procriam em buracos nas árvores durante o inverno.

O Baudin Cockatoo recebeu seu nome em homenagem ao explorador Francês Capitão Nicolas Thomas Baudin. Já o Carnaby recebeu nesse nome em homenagem ao naturalista aqui da Western Austrália, Ivan Carnaby.  As duas espécies são muito semelhantes. Ambas espécies estão listadas como “em perigo de extinção” e a causa é a fragmentação do habitat natural em decorrência do aumento da população humana.

O Carnaby, procria no Wheatbelt (Cinturão de Trigo) e nas outras épocas do ano vem para costa para se alimentar. São tantos que migram para Perth, que eles já fazem parte de histórias da cidade. Para muitos moradores de Perth, o canto dos cockatoos no outono anuncia a chegada das chuvas. Para mim, com certeza. Quando olho pela janela de casa e vejo nos céus de Perth e ouço seu canto, já tenho em mente que o frio e as chuvas estão próximos.

Muitos programas de conservação dessa espécie são monitorados em Perth. O zoológico de Perth tem um hospital veterinário especiliazado em pássaros que recebe, todos anos, diversos cockatoos machucados. Lá eles cuidam dos bichos e assim que eles se recuperam são soltos. Um trabalho muito bacana.

E que delícia que é ouvir o canto e ver o monte de cockatoo nos parques próximo ao rio.Uma daquelas coisas que amo daqui.

Mais informação.


2 comentários sobre “Outono em Perth e os Cockatoos

  1. Que delicia ler seus textos Li! Parece que estou aí … Com todos os seus detalhes, ajuda realmente a sentir a atmosfera do lugar . Parabéns ! Nunca pare de escrever ! É um lindo dom! Beijao e saudades querida !

    Curtir

Deixe um comentário